Olimpismo - jogos da antiguidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ana Fonseca
Marta Azevedo
Rúben Poças

OLIMPISMO
JOGOS DA ANTIGUIDADE

CAOD
2010/201

Índice
Introdução1
A Origem1
Tréguas Sagradas2
Regulamentos2
Castigos2
Treinos e Provas3
Prémios4
Instalações4
Conclusão7
Bibliografia7
Sitografia7

Introdução

“O essencial não é vencer, mas competir com lealdade, cavalheirismo e valor”
Barão de Coubertin

Pretendemos com estetrabalho dar a conhecer a origem do evento Desportivo mais importante da era moderna, os Jogos Olímpicos. Este realiza-se de quatro em quatro anos, com milhares de atletas de quase todas as nações do nosso planeta, numa cidade previamente escolhida. Actualmente os jogos olímpicos de verão e de inverno envolvem cerca de 33 modalidades desportivas. A envolvência deste evento abarca todas as dimensões,económicas, sociais e culturais, sempre com o princípio base da união dos povos e raças, como é representado pelos cinco anéis entrelaçados da sua bandeira.


A Origem
Os jogos olímpicos dizem respeito a um período da Grécia antiga e faziam parte dos festivais religiosos. Existiam muitos festivais deste tipo, os jogos  Pan-Helénicos, que eram abertos a participantes de todas as regiões ecolónias gregas. Os jogos tinham o nome dos locais que, de quatro em quatro anos, os acolhia: Píticos (em Delfos); Nemeus (em Argos, na Nemeia); Ístmicos (no Istmo de Corinto) ou Olímpicos (em Olímpia)
Os jogos mais apreciados no mundo grego eram os patrocinados pelo Templo de Zeus,  que se realizavam de 4 em 4 anos em Olímpia. No seu estádio decorriam as competições atléticas.
Os antigos gregosnão descansavam, trabalhavam todos os dias, excepto nos mais de 50 feriados religiosos e eventos desportivos, onde se destacavam os Jogos Olímpicos.
Realizava-se na cidade de Olímpia, em homenagem a Zeus , mas foi a partir de 776 a C. (data da fundação dos jogos) que passou a ser feito um registo dos vencedores. Foi registado pela primeira vez, a notícia de um campeão olímpico. Tratava-se docozinheiro Coroebus de Elis, vencedor da corrida de 192,27 metros. Alguns historiadores contudo, acreditam que as primeiras olimpíadas tenham acontecido muito antes.
Os atletas competiam nus e as mulheres eram excluídas dos jogos. Os treinadores também tinham que estar nus.
Tréguas Sagradas

No ano em que os jogos eram celebrados, a pólis da Élida mandava a toda a Grécia arautos (mensageirosoficiais). Os arautos anunciavam a Trégua Sagrada, que proibia a guerra durante o período dos jogos e que protegia os espectadores e atletas durante a vinda, estadia e regresso às suas cidades. Também era anunciada a data em que se desenrolariam os jogos e convidavam os atletas e os espectadores.
Regulamentos

Para proteger os jogos, existia uma série de regulamentos, como por exemplo:
* Eraproibido intimidar ou subornar o adversário;
* Não se podia questionar a decisão dos juízes
* Proibição de manobras desleais para vencer
* Ninguém podia corromper os juízes senão eram açoitados
As mulheres não podiam participar nem assistir aos jogos e toda a gente que participasse nos jogos tinha que estar nua.

Castigos
Os atletas que infringiam as regras estabelecidas, erammultados e já não podiam competir. Também podiam levar chicotadas ou açoitadas. Cada castigo era medido pela gravidade da infracção.
A infracção menos tolerável era o suborno pois ia contra à nobre competição.
Treinos e Provas
Aqueles que iam  participar nos jogos eram obrigados a preparar-se durante dez meses e deveriam chegar a Olímpia um mês antes para completar os treinos. Com os atletas,chegavam mercadores e peregrinos que se hospedavam ou acampavam na cidade. Assistiam às cerimónias religiosas e participavam nas distracções religiosas que ali se organizavam. Todas as provas tinham um carácter individual: conduziam à glorificação do atleta que se tivesse revelado o melhor. Os gregos nunca introduziram nos jogos competições colectivas.
As provas feitas nos jogos olímpicos eram:...
tracking img