OLIMPISMO 20150604210948

819 palavras 4 páginas
OLIMPISMO

OLIMPISMO
Este nome foi herdado dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga.

A filosofia olímpica de vida, utiliza o esporte como instrumento para a promoção da paz, da união, e do respeito por regras, e adversários. As diferenças culturais, étnicas e religiosas são de grande importância nesta forma de pensar baseada na combinação entre esporte, cultura e meio ambiente.

O objetivo é contribuir na construção de um mundo melhor, sem qualquer tipo de discriminação, e assegurar a prática esportiva como um direito de todos. História das Olimpíadas: Origem
Em cerca de 2500 a.C., os gregos realizavam festivais esportivos em honra a Zeus no santuário de Olímpia - o que originou o termo olimpíada.
Os nomes dos vencedores das competições começam a ser registrados a partir de 776 a.C.
Os atletas se profissionalizam e passam a receber prêmios em dinheiro. As Olimpíadas perdem prestígio com o domínio romano na Grécia, no século II a.C.

Adota-se o termo
"olimpíadas", no plural, pois na competição cada modalidade é encarada como uma olimpíada em separado. HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS: POLÍTICA E
ESPORTE
Na Era Moderna, as Olimpíadas servem de palco para manifestações políticas. - Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler recusa-se a reconhecer as vitórias do atleta norte-americano negro Jesse Owens, ganhador de quatro medalhas de ouro.

- Munique (1972), um atentado do grupo terrorista palestino Setembro
Negro mata 11 atletas de Israel.
- Os EUA, por exemplo, não participam dos Jogos de Moscou, em 1980, em protesto contra a invasão do Afeganistão.

- Os soviéticos, por sua vez, recusam-se a disputar as Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, alegando problemas de segurança.
Apenas em Barcelona (1992) a competição volta a contar com a maioria dos países.

OS JOGOS OLÍMPICOS
As festas desportivas abertas a todos os povos gregos foram chamadas de manifestações panhelênicas.
Os Jogos foram instituídos, alguns mensalmente outros anualmente e outros de 4 em 4 anos.

Fora de

Relacionados