Olimpiadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As etnias na Olimpíadas sempre foram acontecimentos na história, para o lado do bem ou para o lado do mal, onde participam atletas de todo o mundo e seus feitos são observados de perto e de longe por centenas de milhões de espectadores.
Os jogos Olímpicos gregos tinham caráter religioso e político. Era um momento que se buscava a harmonia entre as cidades-estados. Para os gregosera um momento de ''PAZ OLÍMPICA'', pois havia um momento de trégua nas guerras.
Os Anéis Olímpicos são um símbolo muito importante em relação a etnia; pois este símbolo resume o espírito Olímpico de união e interação entre os povos. Os cinco Anéis entrelaçados com cores diferentes representam os cinco continentes para uma disputa amistosa e pacífica entre as nações.
Com o passar do tempo asOlimpíadas foram perdendo seu propósito Olímpico e se transformando em palco político.
Os jogos sofreram grandes interrupções, boicotes e terrorismo.
Os conflitos existem dentro dos seus próprios Continentes, imaginem então dentro das competições mundiais. Entretanto, essas diferenças de raça, cultural, religião já provocaram várias tragédias mundiais. Como também já proporcionou grandes fatosinimaginável nas história.

























[pic]
1.0 ETNIA

A etnia representa a consciência de um grupo de pessoas que se diferencia dos outros. Esta diferenciação ocorre em função de aspectos culturais, linguísticos, raciais, artísticos e religiosos.
A etnia não é um conceito fixo,podendo mudar com o passar do tempo. O aumento populacional e contato de um povo com outros (miscigenação cultural) pode provocar mudanças numa determinada etnia.
Geralmente usamos o termo etnia para nos referirmos à grupos indígenas ou de nativos. Porém, o termo etnia pode ser usado para designar diversos grupos étnicos existentes no mundo.
O termo etnia tem especial relevância nas sociedadesmulticulturais da atualidade, em que diferentes etnias vivem lado a lado, normalmente uma ou mais etnias minoritárias e uma etnia maioritária. As relações de poder diferem, o tipo de sociedade, e nem sempre o grupo etnicamente dominante é aquele que detém o poder.




1.1 AS OLIMPÍADAS E AS ETNIAS

Os jogos olímpicos gregos, eram um acontecimentomemorável, em que até as guerras paravam para realização dos jogos olímpicos, pois tinha um carácter religioso e ético.
Foi este carácter que se perdeu com os jogos Olímpicos Modernos, estes continuam a ter uma elevada importância e a visibilidade para o mundo, estes tornaram-se completos palcos tanto de bem como mal no mundo.
Os jogos não deviam de ser locais de disputa entre estados, etnias,raças ou religiões. São sim, um ponto de encontro e convergência disso mesmo, numa atividade desportiva, onde cada um dá o seu máximo, sem intrigas e sem conflitos.







[pic]

2.0 OLIMPÍADAS NA GRÉCIA ANTIGA

As Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois possuía caráter religioso,político e esportivo. Primeiramente era uma forma de homenagem aos deuses. Era um momento importante na busca pela harmonia entre as cidades-estados. Servia como um evento de valorização da saúde e do corpo saudável.
Para os gregos, os jogos representavam um momento de trégua nas guerras e conflitos de qualquer ordem. A conhecida ''Paz Olímpica'' que servia para garantir segurança dos atletas eespectadores para que pudessem se deslocar de sua cidade-estado até Olímpia.
Somente os homens livres que falavam a língua grega podiam participar dos jogos Olímpicos. Os vencedores eram tratados como heróis em sua cidade-estado.


2.1 FIM DAS OLIMPÍADAS NA GRÉCIA ANTIGA

Sobre o domínio do Império Romano cristianizado, os gregos foram proibidos, pelo...
tracking img