Oligopolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Oligopólio: dominio comercial de um pequeno grupo de empresa.

Definição
Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço. 
Oligopólio e consumidores 
Para os consumidores a formação de oligopólios não é boa, poisdificulta a entrada de outras empresas no setor dominado. Desta forma, a concorrência diminui e os preços podem ficar altos. 
Combate à prática 
Os países que seguem uma economia baseada na livre concorrência empresarial, tomam medidas que dificultam a formação de oligopólios na economia.

oligopólio

O Oligopólio é um mercado dominado por um pequeno número de vendedores. Cada firma teminfluência considerável na preço de mercado, devendo-se levar em conta a reação de outras firmas do mercado.
O grau em que uma indústria está dominada por alguns poucos vendedores pode ser medido pela razão de concentração, que é a proporção das vendas da indústria realizada pelas quatro maiores industrias de automóveis, de café solúvel, de fumo, dentre outras, dominam amplamente seus mercados. (masobserve que há outras industrias, como a têxtil e as de máquinas, motores e equipamentos industriais, em que isso não acontece.) Embora haja em todos os países ocidentais uma tendência de concentração crescente nos últimos 20 anos, com as grandes empresas ganhando participação no mercado, há uma tendência pequena de um único produtor eliminar seus concorrentes e emergir como monopolista de batalhaconcorrencial. O oligopólio é, assim, uma forma estável de organização do mercado. Não é meramente um estágio temporário na estrada inevitável que leva ao monopólio. Quais são as forças que contribuem para estabilidade? Por que um pequeno número de empresas se tronam tão grandes enquanto nenhuma delas percorre toda a estrada para tornar-se um monopólio?
Parte da resposta encontra-se na natureza doscustos. Em muitas indústrias, há vantagens em produzir em larga escala; há um declínio no custo médio à medida que a produção aumenta. Uma fábrica projetada para produzir 500.000 carros por ano pode operar a um custo médio muito menor do que uma projetada para produzir 100.000. Os custos, porém, não continuam a cair sempre. Uma fábrica que produz dois milhões de unidades não pode operar com um customédio menor que outra de um milhão de unidades.
Quando os custos caem ao longo de um intervalo considerável, encorajam o desenvolvimento de firmas grandes. Mas, quando os custos eventualmente começam a subir antes da produção atingira quantidade total vendida no mercado, desencorajam qualquer grande empresa a crescer e desenvolver um monopólio. As condições de custo podem levar, então, aooligopólio natural:
O oligopólio natural ocorre quando os custos médios de empresas individuais caem por um intervalo grande o suficiente para que poucas firmas possam produzir a quantidade total vendida ao menor custo médio.
A persistência do oligopólio não é devida somente ás condições de custo. O oligopólio apresenta um equilíbrio entre forças que encorajam a concentração e forças que trabalhamcontra essa concentração.
Uma das maiores forças que trabalham a favor das empresas cada vez maiores é a vantagem do poder de mercado. Quanto maior a firma se torna, por meio do crescimento interno ou pela compra e absorção de seus concorrentes, maior seu poder de estabelecer preços sem se preocupar muito com seus concorrentes. Em decorrência, a firma do oligopólio natural – sem incentivo paraexpandir-se, para adquirir mais poder de mercado.
Por outro lado, o governo procura contrabalançar o poder do monopólio. O desejo de proteger os consumidores e os concorrentes leva o Congresso a aprovar leis antitruste, as quais evitam que as empresas estabeleçam uma posição monopolista.
A diferenciação de produto que existe em muitos mercados oligopolísticos também desencoraja a monopolização. Os...
tracking img