Oligarquia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O cálcio é um elemento químico, símbolo Ca, de número atômico 20 (20 prótons e 20 elétrons) e massa atómica 40 u. É um metal da família dos alcalino-terrosos, pertencente ao grupo 2 da classificação periódica dos elementos químicos. Ponto de fusão 1115 K Ponto de ebulição 1800 K
O cálcio, do latim calcium, foi isolado pela primeira vez em 1808, em uma forma impura, pelo químico britânicoHumphry Davy mediante a eletrólise de uma amálgama de mercúrio (HgO) e cal (CaO). Davy misturou cal umedecida com óxido de mercúrio que colocou sobre uma lâmina de platina, o anodo, e submergiu uma parte de mercúrio no interior da pasta funcionando como catodo. Na eletrólise obteve uma amálgama que destilada originou um resíduo sólido facilmente oxidável. Davy não ficou convencido de que havia obtidocálcio puro. Posteriormente, Robert Bunsen em 1854 e Augustus Matthiessen em 1856 obtiveram o metal por eletrólise do cloreto de cálcio (CaCl2) e, Henri Moissan obteve o cálcio com uma pureza de 99% por eletrólise do iodeto de cálcio (CaI2).
Muitos compostos contendo cálcio já eram conhecidos desde a antiguidade pelos indianos, egípcios, gregos e romanos. Os romanos já preparavam a cal, ou calx(óxido de cálcio, CaO) desde o século I; em 975 d.C., o gipso desidratado (gesso, CaSO4) já era citado na literatura da época para "engessar" pernas e braços quebrados; O gesso, como a cal, já era utilizado para alvenaria.
O rádio
O Rádio (do latim "radius", raio) é um elemento químico de símbolo Ra , número atômico 88 (88 prótons e 88 elétrons) com massa atómica [226] u, pertencente a família dosmetais alcalino-terroso, grupo 2 ou IIA da classificação periódica dos elementos. Ponto de fusão 973 K Ponto de ebulição 2010 K À temperatura ambiente, o rádio encontra-se no estado sólido. É um metal altamente radioativo encontrado em minerais de urânio como na pechblenda. As suas aplicações são derivadas do seu caráter radioativo.
( do latim "radius" , raio ) foi descoberto por Marie Curie e seumarido Pierre em 1898 na pechblenda/uranita proveniente do norte da Boêmia. Os Curies, removendo o urânio da pechblenda encontraram um material residual que ainda emitia certa energia, a qual denominariam energia radioativa. Isolaram da mistura, composta principalmente de bário, um material de chama cor vermelha brilhante e linhas espectrais nunca visto antes , que concluiram ser um novoelemento. Em 1902, o rádio foi isolado na forma pura pelo casal Curie e Andre Debierne por eletrólise de uma solução de cloreto de rádio, usando um catodo de mercúrio e anodo de platina-irídio , numa atmosfera de gás hidrogênio.
Os produtos da deterioração do rádio eram conhecidos como rádio A, B, C, etc. Estes agora são conhecidos como isótopos de outros elementos : emanação rádio ( radônio-222 ) ,rádio A ( polônio-218 ) , radio B ( chumbo-214 ) , radio C ( bismuto-214 ) , rádio C 1 ( polônio-214 ) , rádio C2 - ( tálio-210 ) , rádio D ( chumbo-210 ) , rádio E ( bismuto-210 ) e rádio F ( polônio 210 ).
O rádio tem 25 diferentes isótopos, 4 dos quais são encontrados na natureza, sendo o Ra-226 o mais comum e o mais estável. O Ra-223, Ra-224, Ra-226 e o Ra-228 são todos gerados a partir de dadeterioração de urânio ou tório. O Ra-226 é um produto do decaimento do U-238 , e é o isótopo do rádio de mais longa vida, com uma meia-vida de 1602 anos. Em seguida, o de mais longa vida é o Ra-228, um produto do Th-232 , com uma vida inteira 200.0 anos.
O tântalo
O tântalo (forma preferida em Portugal e Brasil) ou tantálio é um elemento químico de número atômico 73 (73 prótons e 73 elétrons) ,símbolo Ta com massa atómica 181 u que se situa no grupo 5 (VB) da classificação periódica dos elementos Ponto de fusão 3 290 K Ponto de ebulição 5 731 K Trata-se de um metal de transição raro, azul grisáceo, duro, que apresenta brilho metálico e resiste muito bem à corrosão. Na temperatura ambiente o tântalo encontra-se no estado sólido.
( do grego "Tântalo", pai de "Níobe" na mitologia grega...
tracking img