Oligarquia aciolina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A climatologia surgiu no final do século XIX na Alemanha logo após sistematização da meteorologia. Apesar de utilizar métodos semelhantes ao da meteorologia, a climatologia buscaantes de mais nada estudar o clima e os fenômenos atmosféricos numa perspectiva geográfica.
Discursos a respeito do clima sempre estiveram presentes em nossas vidas. Segundo Hipócrates emsua obra intitulada "Ares, água e lugares", relaciona influências climáticas com as características físicas e de caráter dos habitantes de um determinado local.O determinismogeográfico é um exemplo clássico do qual afirmava que locais com clima marcado por grande variação estacional induziria o homem a desenvolver exercícios mais vigorosos tanto do corpo quanto damente. J á locais que apresentavam menor variação estacional conseqüentemente conduziriam a formação de uma sociedade mais "sedentária". Ratzel afirmou que a sociedade seria umorganismo que mantém grandes relações com o meio físico para atender suas necessidades de sobrevivência.
O clima é visto hoje como um patrimônio da humanidade, onde usado sabiamente poderácontribuir em muito pro bem-estar econômico e social, mas usado de forma indevida trará prejuízos irreparáveis à natureza.
Os fenômenos existem sob as mais diversas ordens degrandeza. Uma das mais maiores dificuldades nas análises climatológicas e situar concretamente a realidade em estudo.Pra efeito de melhor compreensão do clima foi preciso se estabelecer umareferencia escalar como parte de uma pesquisa climatológica.
No campo da climatologia deve-se ao franceses o pioneirismo na discussão da escala climatológica. Climatólogos emeteorologistas embasados em seus estudos criaram as grandezas escalares: microclima, mesoclima, macroclima. Estas escalas consistiam numa relação entre dimensão espacial e fenômeno climático.
tracking img