Oligarquia acciolina república velha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Oligarquia Acciolina República Velha.

Após a proclamação da República no Brasil, em 1889, o quadro político-econômico do Ceará começou a se transformar. Alguns anos depois, teria início a poderosa oligarquia acciolina, que recebeu esse nome por ser comandada pelo comendador Antônio Pinto Nogueira Accioli, que governou o estado de forma autoritária e monolítica entre 1896 e 1912. Asituação de desesperadora miséria e abandono social era uma marca profunda do Ceará nessa época, o que levou ao surgimento de diversos movimentos messiânicos ao longo do século XIX e XX, tendo como líderes religiosos Antônio Conselheiro (que formaria na Bahia o arraial de Canudos), Padre Ibiapina, Padre Cícero, Beato Zé Lourenço, etc. Surgiu também outro meio de escapar da miséria: o cangaço. Muitoshomens formaram grupos de cangaceiros que saqueavam vilas, assaltavam e amedrontavam a todos.
Além desses eventos em 1896 começou a ser construida a ferrovia Sobral-Crateus por Antonio Sampaio Pires Ferreira, onde logo se estabeleceria em suas margens a cidade de Pires Ferreira.
O século XX, para o Ceará, foi marcado pelos ciclos de poder dos "coronéis" e por enormes transformações deordem social e econômica. O século se iniciou no contexto da oligarquia acciolina, comandada, direta ou indiretamente, por Nogueira Accioli de 1896 a 1912. Durante esse período, a família Accioli controlou, literalmente, todas as esferas do poder cearense, desde os altos escalões do Governo estadual até as delegacias.

A Oligarquia Nogueira Accioly e A Política das Salvações

Com a chegadaa presidência do Brasil do marechal gaúcho Hermes da Fonseca (1910-1914), apoiado pelos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, e pelo poderoso senador Pinheiro Machado, segmentos das classes médias urbanas e do exército, unidos a oligarquias dissidentes iniciaram um movimento para “moralizar” o país e “salvar” a república.
Era a chamada “Política das Salvações”, a qual consistiu emrevoltas armadas ocorridas em alguns estados visando à derrubada de oligarquias monolíticas governantes, substituindo-as por outras. A princípio Hermes da Fonseca e Pinheiro Machado apoiaram as “Salvações”, pois as insurreições aconteceram em estados de oligarquias opositoras, mas quando as revoltas começaram a surgir em estados de oligarquias aliadas de ambos, Hermes e Pinheiro começaram a combatero movimento.
A Política das Salvações foi um dos fatores que possibilitou a queda da oligarquia acciolina no Ceará. Após mais de uma década de governo Accioly via com preocupação o crescimento das oposições e o descontentamento popular. Não seria prudente ele ou alguém da sua família tentar diretamente um novo mandato. O ideal seria obter um sucessor que lhe permitisse gerir o estado nosbastidores.
Assim, para surpresa geral, indicou como candidato do seu partido, Domingos Carneiro Vasconcelos, velho desembargador de quase 80 anos. Domingos Carneiro deu uma entrevista em dezembro de 1911, agradecendo ao Partido Republicano Conservador a confiança em seu nome a afirmando que continuaria a política do venerando amigo Dr. Nogueira Accioly.
Foi a gota d’água! A partirdesse evento houve grande mobilização das oposições para lançar um candidato de prestigio e influência nacional, capaz de ter sua vitória reconhecida pelo governo federal e derrotar Accioly. Mas quem?
O nome ideal teria sido indicado pelo general Dantas Barreto, político ligado às “Salvações” e governante de Pernambuco. O general sugeriu a candidatura do tenente-coronel Marcos Franco Rabelo.Franco Rabelo era militar de carreira, igualmente ligado a Política das Salvações, professor da Escola Militar do Rio de Janeiro e ausente do Ceará a quase 20 anos.
Genro do General Clarindo de Queiroz, fora “enxotado” do estado com ele por ocasião do golpe de 1892, o qual teve entre os articuladores exatamente Nogueira Accioly. Mesmo sem ser conhecido pelo eleitorado cearense, o nome...
tracking img