Olho composto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Olho Composto
O olho composto é um órgão visual encontrado em certos artrópodes como insectos e crustáceos. Consiste em cerca de 12 a 1000omatídeos. O omatídeo é um pequeno sensor que distingue a claridade da escuridão. A imagem percebida por um artrópode é uma combinação da informação recebida pelos vários omatídeos que compõem o olho. Cada omatídos está orientado de tal maneira a que recebaluz de um ponto diferente que o omatídio vizinho. Em contraste com outros tipos de olhos, não existe uma lente central ou retina, resultando numa má resolução da imagem; no entanto consegue detectar movimento rápido e também a polaridade da luz. Quando o olho composto forma uma protuberância pode designar-se como tubérculo ocular.
Cada omatídeo consiste de uma lente e de um rabdoma. O rabdoma éconstituido por um conjunto de células receptoras de luz, paralelas umas às outras.

Libélula Crustaceo Marinho
Existem 3 tipos de olhos compostos:
* O olho típico tem uma lente que foca a luz de uma determinada direção para o rabdoma, enquanto que a luz de outras direcções são absorvidas pelas paredes do omatídeo.
* O segundo tipo tem um espaço entre a lente e o rabdoma. Não temparede lateral. Este tipo é o usado por insectos nocturnos.
* Os crustáceos nocturnos usam um terceiro tipo, que possui um espaço transparente. Em vez das lentes usam um número variável deespelhos
Os Strepsiptera têm um tipo diferente de olho, no qual cada lente forma uma imagem que posteriormente é combinada no cérebro.
O corpo de Ophiocoma wendtii é completamente coberto de omatídeos, tornandoa sua pele num grande olho composto

OLHO COMPOSTO
O olho composto ou facetado é próprio dos insetos e de alguns animais marinhos. Cada olho composto é formado por pequenas facetas receptoras de luz chamadas omatídios. Ex.: a libélula 28.000 omatídios, a mutuca 7.000 omatídios, a mosca 4.000 omatídios e a formiga subterrânea 6 omatídios;
| A figura ao lado esquematiza o olho composto de uminsetoNa extremidade de cada omatídio está a córnea, e logo abaixo o cone cristalino, que atuam como lentes para focalizar os raios luminosos para o rabdoma (elemento fotossensível).Cada omatídio capta uma imagem diminuta do campo visual a sua frente que é transmitida através de fibras nervosas até o cérebro, onde forma, juntamente com as imagens dos outros omatídios, um mosaico que é a imagemglobal. |
DISPOSITIVO DIÓPTRICO
A córnea e o cone cristalino formam o dispositivo dióptrico e constituem o elemento focalizador da luz.
A córnea é uma lente biconvexa ou plano-convexa, geralmente sólida e transparente com espessura de até 50 m.
O cone cristalino pode ser sólido ou líquido, transparente, de forma triangular, com base logo abaixo da córnea e o ápice em contato com as célulasfotossensíveis.
| A focalização ocorre devido à mudança de direção de um feixe luminoso. Essa propriedade física, característica das ondas, chama-se refração.Quando um raio luminoso, propagando-se em determinado meio, encontra a superfície de um outro meio transparente, parte dele pode ser refletida e parte transmitida. Os raios transmitidos mudam de direção, isto é, são refratados. |O rabdoma situa-se logo abaixo do cone cristalino, ao longo do eixo do omatídio, como indica a figura abaixo, e mede de 100 a 600 m de comprimento. Ele contem um pigmento fotossensível que absorve fótons. A absorção da luz é o primeiro passo na cadeia do processo visual, ou seja, da formação da imagem.
A luz que é focalizada pelo dispositivo dióptrico sobre a extremidade do rabdoma o atravessa, sofrendoreflexões internas em suas paredes. Essas últimas funcionam como uma interface entre dois meios ópticos diferentes, e o rabdoma serve de guia de onda luminosa.

ACUIDADE VISUAL
| A acuidade visual significa a capacidade que o olho possui para distinguir dois objetos muito próximos como duas entidades distintas, em vez de uma só. A acuidade visual de uma abelha doméstica equivale a cerca de um...
tracking img