Olfato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OLFAT0

Os estímulos olfatórios provocam emoções e nos possibilitam perceber os aromas do alimento. Induzem respostas vicerais modulando as atividades da divisão autônoma do sistema nervoso. “É asensação de odores que resulta na percepção de substâncias aromáticas aerossolizadas no ambiente”. Considera-se que existam sete qualidades primárias do olfato: hortelã, almíscar, floral, atéreo,pungente, pútrido e canforáceo.
O ato de cheirar direciona o ar que entra para a mucosa olfatória. Os odorantes, que entram na cavidade nasal, são absorvidos pela camada mucosa, sobrejacente aosreceptores. Podem se difundir, através dessa camada, até fazerem contato com os cílios. No muco, eles podem se ligar a uma proteína de ligação olfatória, atuando como carreadora.
O sentido do olfato podeser rompido em qualquer local ao longo da via olfativa, é medido por receptores sensoriais, situados na mucosa olfatória, pequena região especializada de epitélio, situada nas profundidades das fossasnasais. Os corpos das células neurossensitivas olfatórias estão situados no epitélio olfatório do teto da cavidade nasal e ao longo do septo nasal e parede medial à concha nasal superior. Célulasneurossensitivas olfatórias bipolares formam feixes de fibras nervosas olfatórias que formam o nervo olfatório. As fibras passam através dos forames situados na lâmina cribiforme do etmóide, perfuram adura máter e a aracnóide-mater, parte encefálica, e entram no bulbo olfatório na fossa anterior do crânio.
A sensiblidade perceptiva do olfato pode ser reduzida por infecções, que diminuem o acessoaté a mucosa olfatória, causando hiposmia.
A anosmia, a incapacidade de sentir cheiro e gosto é a perda do sentido do olfato. Ocorre normalmente com o envelhecimento está associado a um declínioprogressivo na capacidade de apreciar os odores, pode ser causada, após trauma craniano, pela secção dos filamentos do nervo olfatório, na passagem pela placa cribiforme, do nervo olfatório.
Alucinações...
tracking img