Olfato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Olfato
De acordo com Atkinson ET all, 2002, o olfato é fundamental para nossa sobrevivência dos seres humanos, pois através deste sentido podemos notar e a comida encontra-se estragada, se hácheiro de gás ou outra situação na qual precisamos incondicionalmente deste órgão sensorial. Muitos animais necessitam do uso do olfato,uns mais outros menos e outros tem este sentido bastante apurado,como é o caso dos cães por exemplo, que em alguns casos são treinados para rastrear drogas para auxilio da polícia.
Ainda conforme estes autores, os insetos e alguns animais comunicam-se através doolfato, emitindo feromônios (substância que flutua no ar que podem ser farejadas por outros membros da espécie) e para outras diversss finalidades. Pode-se citar com exemplo a mosca fêmea que atrai omacho através de seu poderoso feromônio que pode ser perceptível a quilômetros de distância.
De acordo com Atkinson ET all, 2002, as moléculas voláteis que se desprendem de uma substância sãoestímulos para o olfato. Elas deslocam-se pelo ar e entram na via nasal. As moléculas devem também ser solúveis a gordura, pois os receptores olfativos são cobertos por uma substância semelhante a gordura.‘Conforme Atkinson ET all, 2002, o sistema olfatório é composto pelos receptores pelas vias nasais, algumas regiões do cérebro e pelas rotas neurais de interconexão. Os receptores localizam-se nacavidade nasal. Quando as moléculas voláteis entram em contato com os cílios (semelhante a pêlos), ocorre um impulso elétrico, denomina-se esse processo de transdução. Estes impulsos percorrem aé chegar aobulbo olfativo (região que fica logo a baixo dos lobos frontais). O bulbo olfativo por sua vez está conectado ao córtex olfativo, é muito importante a conexão entre os dois, pois ficam responsáveis porlembranças de certos odores característicos que auxiliam na recuperação de uma lembrança antiga.
Ainda conforme estes autores, o ser humano tem mais dificuldade para sentir os odores (10...
tracking img