Oleos graxos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Conclusão do Curso de
Bacharelado em Química apresentado à Universidade Guarulhos;


Orientador
Rosa Maria Cerdeira Barros;






Guarulhos
2006
Resumo
Historicamente os produtos de origem animal e seus derivados ( lácteos e cârnicos ) constituem-se a base da alimentação humana. No entanto, por várias décadas estes produtos esubprodutos forma taxados como perniciosos à manutenção das condições de saúde. Contudo, diversos trabalhos têm evidenciado que este é um assunto muito complexo e, que na atualidade, maiores concentrações de frações de gordura apresentam um efeito antioxidante, relacionado diretamente à prevenção de diversas enfermidades de forte potencial de acometimento à saúde humana. ( NRC, 1996 e outros )
Assim, oleite em vista de sua importante concentração em ácidos gordurosos pertencentes à classe ômega, pode consolidar-se definitivamente com um produto natural não agressivo à saúde e, sendo capaz de proporcionar segurança alimentar para uma população cada vez mais preocupada em usufruir de uma alimentação saudável. ( Fundação IBGE, 1996 )
Este trabalho por sua vez aborda um conteúdo abrangente sobreos Lipídios, como sua importância, formas de obtenção, metabolismo e males em função da alta concentração, porém a pesquisa teve como meta principal abordar os ácidos graxos ômega 3, que são altamente encontrado nos animais marinhos, porém em função dos seus benefícios e pelo baixo consumo deste por nós brasileiros, estes vêm sendo retirados dos peixes e introduzidos no leite, que é um alimentode maior aceitação e portanto de maior acesso a todos.
Objetivo
– Identificar os lipídios, bem como seus constituintes ( Glicerol e ácidos graxos ), tomando como referência os ácidos graxos da série ômega 3, evidenciar sua importância no metabolismo ( produção de energia ) e na manutenção do funcionamento ( prevenção de doenças ) do organismo dos seres humanos;
Introdução
Os seres humanos vêmmodificando seus hábitos nutricionais à medida que as gerações vão passando durante a evolução, do caçador nômade dos primórdios de sua formação ao agricultor, produtor de alimentos. Estima-se que durante estes dois períodos, que envolveram milhares de anos, a natureza disponibilizava deforma natural para seu consumo, alimentos com relações equilibradas em ômegas 6 e ômega 3 da ordem de 2:1 a 3:1( em peso ), a partir de um importante consumo de vegetais ( sementes, folhas e raízes ), como também do aporte de produtos marinhos, que apresentam adequadas concentrações de ômega 3. ( Aires, 2005 )
Segundo o relatório da FAO de 1994, estima-se que as dietas de certas comunidades ocidentais incluíam proporções médias de ômega 6 e ômega 3, de em torno 20:1 a 25:1, bastante diferentes doconsumo de nossos antepassados e das recomendações atuais da WHO / FAO que são de entre 5:1 a 10:1. Frente a isso, em vista da evolução industrial observada no século XX, a emergência de alimentos processados e a hidrogenação dos óleos vegetais reduziram ainda mais as concentrações dos ácidos graxos ômega 3, aumentando o conteúdo do ácidos graxos ômega 6 em nossas dietas.
Historicamente os produtos deorigem animal e seus derivados ( lácteos e cârnicos ) constituem-se a base da alimentação humana. No entanto, por várias décadas estes produtos e subprodutos forma taxados como perniciosos à manutenção das condições de saúde. Contudo, diversos trabalhos têm evidenciado que este é um assunto muito complexo e, que na atualidade, maiores concentrações de frações de gordura apresentam um efeitoantioxidante, relacionado diretamente à prevenção de diversas enfermidades de forte potencial de acometimento à saúde humana. ( NRC, 1996 e outros )
Assim, o leite em vista de sua importante concentração em ácidos gordurosos pertencentes à classe ômega, pode consolidar-se definitivamente com um produto natural não agressivo à saúde e, sendo capaz de proporcionar segurança alimentar para uma...
tracking img