oleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMBRANAS CELULARES (estrutura de membranas)
Para responder essas questões tome como base o livro do De Robertis – capítulo 3.

1. A célula está rodeada pela membrana plasmática, uma camadadelgada de 6 a 10 nm de espessura composta por lipídios, proteínas e carboidratos. Sua estrutura básica é semelhante à das outras membranas da célula as quais envolvem as organelas do sistema deendomembranas, inclusive o envoltório nuclear, as mitocôndrias e os peroxissomos. Faça uma relação das atividades exercidas pelas membranas celulares que reforçam o fato destas não serem “uma simples fronteirainerte que compartimente a célula”.

2. A estrutura básica das membranas celulares corresponde a uma dupla camada lipídica com proteínas. Estas duplas camadas contêm fosfolipídios e colesterol,sendo que os fosfolipídios são mais abundantes.

A composição das membranas celulares apresenta diferenças quantitativas e qualitativas segundo a análise da membrana plasmática ou da membrana de algumasorganelas em particular. Sobre esse conhecimento responda:
a. Qual o fosfolipídio predominante nas membranas celulares?
b. Relacione os principais fosfolipídios que podem está presente numamembrana celular.
c. Qual o principal fosfolipídio encontrado na membrana mitocondrial interna? E na membrana do retículo endoplasmático?
d. Verifique como as temperaturas fisiológicas fazem com que adupla camada lipídica se comporte como uma estrutura mais fluída. Justifique porque a fluidez aumenta quando a proporção de ácidos graxos curtos e não saturados nos fosfolipídios se eleva.

3. Asproteínas das membranas celulares são classificadas em integrais e periféricas. Identifique na figura ao lado essas proteínas. Qual a diferença entre uma proteína integral e uma proteína periférica?


4.Justifique a frase: “As membranas celulares respondem ao modelo de mosaico fluído”.

5. Algumas proteínas da membrana plasmática podem ficar imobilizadas e retidas em alguns pontos da membrana....
tracking img