Oleo lubrificante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análises de Óleo Lubrificante para Detecção de Falhas Mecânicas Prematuras - 007

1.5. –Ferrografia:  Esta técnica de manutenção preditiva foi desenvolvida para aplicações militares  com o intuito de aumentar a confiabilidade de operação das máquinas. Esta técnica procurava superar as limitações de outras análises na identificação do mecanismo de desgaste dos componentes das máquinas. No ano de1982 a Ferrografia foi liberada para o uso civil, sendo introduzida no Brasil no ano de 1988.
 
     Os princípios básicos da Ferrografia são:
·         Toda máquina apresenta desgaste;
·         O desgaste gera partículas;
·         O tamanho e quantidade das partículas indicam a severidade do desgaste;
·         A morfologia e o acabamento superficial das partículas indicam o tipo dedesgaste.
          As Análises Ferrográficas podem ser divididas em dois grupos: Analítica e Quantitativa.
 
1.5.1. Exame Analítico: Permite a observação visual das partículas de desgaste, para que sejam identificados os tipos de desgastes presentes.
No ensaio analítico as partículas são classificadas em função das suas características quando observadas no microscópio. Esta classificação podeser:
pelo tipo: esfoliação, abrasão, corrosão, etc…
pela forma: laminares, esferas, etc…
pela natureza: óxidos, polímeros, contaminantes, orgânicas, etc…
      O tipo de desgaste mais comum é a esfoliação. O tamanho das partículas pode variar de 5 a 15 microns. Tem a forma de flocos de aveia. Este tipo de partícula pode ser gerado sem o contato metálico, mas apenas pela transmissão da forçatangencial entre duas peças separadas por filme de lubrificante. A quantidade e o tamanho aumentarão com a redução da espessura do filme que pode ser causada por: sobrecarga, diminuição da viscosidade do óleo, redução da velocidade da máquina, etc.  
     No desgaste por abrasão, as partículas são semelhantes a cavacos de torno com dimensões de 2 a centenas de mícrons. A principal causa para este tipode desgaste é a contaminação por areia. Os pequenos grãos de areia ingeridos pela máquina se incrustam, por exemplo, num mancal de metal patente e o canto vivo exposto usina o eixo que está girando, tal qual um torno mecânico.

Posted 12 months ago

Tagged: Lubrificação.
Análises de Óleo Lubrificante para Detecção de Falhas Mecânicas Prematuras - 006

4.1.3. NCS (Nível de ContaminaçãoSólida): O cálculo do Nível de Contaminação Sólida permite identificar, por filtragem e pesagem, o nível de incidência de contaminantes. A partir daí outros ensaios se seguem com o fim de complementar o banco de dados que irá levar ao diagnóstico do processo sofrido pelo equipamento / compartimento.
Cada tipo de material / substância tem um grau diferente de influência na degradação: esse valor, eainda o nível de presença de cada contaminante são considerados na determinação de um valor final, por média ponderada.
4.1.4. IPF (Índice de Particulas Ferrosas): O material de liga ferrosa - por suas características magnéticas – gera distorção em um campo magnético.O ensaio IPF determina o grau de concentração de detritos de liga ferrosa presentes na amostra de óleo.
O valor obtido permiteacompanhar a evolução do quadro (progressão ou estabilidade) em relação a esse tipo de material de desgaste não havendo, no entanto, identificação de características morfológicas e dimensões das partículas.

Posted 12 months ago

Tagged: Lubrificação.
Análises de Óleo Lubrificante para Detecção de Falhas Mecânicas Prematuras - 005
 
4.1.2. Espectrometria:
      A espectrometria pode ser feitapelo método da absorção atômica ou de emissão ótica. Em termos gerais este ensaio identifica todos os elementos químicos presentes no lubrificante. A amostra é introduzida numa câmara de combustão e os materiais são “desintegrados” até o seu nível atômico. Cada elemento químico possui freqüências particulares, como impressões digitais, tornando possível a identificação.
     Estes tipos de...
tracking img