Oleo de lorenzo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Dom Bosco

Petróleo

Alunos: Larissa Diaz, Antônio Souza e Kamila Souza.
Serie: 3J

Lucas do Rio Verde 06, de março de 2013.

Introdução

Neste trabalho falaremos sobre o petróleo, sua origem, composição, os seus tipos, riscos, etc. A definição para petróleo: o próprio nome já o define, vem do latim petra =pedra + oleum = óleo. O petróleo se define como um líquido oleoso retirado de pedras subterrâneas. Esta riqueza natural já ganhou até o nome de Ouro negro, em razão da sua coloração e grandeza econômica.

Surgimento do Petróleo

O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. O tempoe a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram-no em massas homogêneas viscosas de coloração negra, denominadas jazidas de petróleo. Mas também existem outras hipóteses.
Os egípcios utilizavam o petróleo como um dos elementos para o embalsamamento de seus mortos, além de empregarem o betume na união dos gigantescos blocos de rochas das pirâmides. Nocontinente americano, os incas e os astecas conheciam o petróleo e, a exemplo da Mesopotâmia, o empregavam na pavimentação de estradas.
Geralmente, o petróleo aproveitado pelas civilizações antigas era aquele que aflorava à superfície do solo. Uma das peculiaridades do petróleo é a migração, ou seja, se ele não encontrar formações rochosas que, por serem impermeáveis, o prendam, sua movimentação nosubsolo será constante, com a consequente possibilidade de aparecer à superfície.
A partir de 1920 os transportes terrestres, marítimos e aéreos passaram a consumir quantidades cada vez maiores do novo combustível.
1930 surgiu a indústria petroquímica tendo como base o petróleo, para produzir numerosos equipamentos, objetos, produtos, etc.
Nessa época, o subproduto indesejável passou a ser aquerosene, então pouco utilizado. Apenas com o advento dos aviões a jato, em 1939, esse combustível voltou a ser amplamente consumido.
Primeiro Poço de Petróleo da História

O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia – no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21m). Ao contrário das escavações de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros. Omaior produtor e consumidor mundial são os Estados Unidos; por esta razão, necessitam importar cada vez mais.

Uso de derivados

Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleoscombustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

Maiores países produtores de petróleo

Os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio, e, por sua vez, são os maiores exportadores mundiais. Os Estados Unidos da América, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá, Cazaquistão, China e EmiradosÁrabes Unidos são considerados os maiores produtores mundiais. Porém, as maiores reservas de petróleo (mais de 50%) estão nos países banhados pelo golfo Pérsico.

A produção brasileira de petróleo satisfaz metade do que é consumido, a outra metade é importada, principalmente, dos países árabes, como o fazem os demais países industrializados.

As reservas já conhecidas e as que poderão ser aindadescobertas dão ao petróleo uma extraordinária importância que se estenderá por todo século XXI.

mundial, hoje, o Brasil ocupa o 16º lugar no ranking dos maiores produtores de petróleo do Os lençóis petrolíferos ocorrem em cavidades que podem atingir até 7000m de profundidade, no continente ou em plataformas submarinas, juntamente com o petróleo encontra-se água salgada e gás natural (sob pressão)....
tracking img