Oleo de lorenzo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento
Os dados coletados do Jornal do Commercio, no período de 1910-1911, refletem o conceito que se tinha da teoria dos quatro humores. Esse era o modelo proposto para ofuncionamento do corpo humano, que foi amplamente utilizado nos ensinamentos de Hipócrates e Galeno, pois Grécia e Roma possuíam a mesma base teórica de medicina. A teoria tornou-se dominante na Europa porséculos e até o período citado, é possível observar suas influências, dado ao processo colonizador ao qual a cidade passou.
Nas antigas páginas do jornal, está registrado o modo como amedicina era exercida. Em destaque as Farmácias, utilizando a medicina empírica com resultados curativos de forma bem exagerada: “é o único remédio que cura radicalmente a febre, sezões e todas asaffecções do impaludismo” – sintomas da malária. .
Nesta teoria, os humores eram os líquidos do corpo e foram identificadoscomo sangue, linfa, bílis amarela e bílis negra. O trabalho do médico era restaurar a harmonia dos quatro humores, através do controle do humor em falta, ou eliminando o humor que estivesse emexcesso. .
O exemplo encontrado mais evidente foi “A salsaparrilha do Dr. Ayer”, que se tratava de um tônico. Ele “limpa, depura e enriquece o sangue, expulsa dosystema todas as impurezas e comunica vigor aos nervos. (...) músculos fortalecidos, os nervos vigorizados e a saúde restabelecida”. Dentre vários ingredientes do tônico, a salsaparrilha (Smilax sp.) é omais importante. As propriedades medicinais dessa planta são conhecidas há séculos, tais como: antirreumático, antiespasmódico, diaforético, diurético, entre outras aplicações. Assim, acreditava-se queo medicamento do Dr. Ayer restaurasse o bem-estar do paciente pela drenagem dos humores. .
Em relação aos profissionais da saúde, havia uma...
tracking img