Oleo de cozinha usado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO
CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE










UNIÃO DO SUL/MT





Responsável pelo Projeto:
Maria Aparecida de Campos dos santos
Participantes: Monitores do PETI e Comunidade
Tema: Óleo usado vira sabão caseiro
Título de Projeto: Cuidando do Meio Ambiente























União do Sul-MT



JUSTIFICATIVA

Por desconhecimento ou atémesmo por falta de consciência, vários estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes e lanchonetes, e residências jogam o óleo de cozinha diretamente na rede de esgoto. Essa ação prejudica diretamente a saúde da água potável disponível para nós, além de prejudicar o solo, o are, consequentemente, a vida de animais e nossa. Pesquisas feitas por especialistas no assunto apontam que cada litrode óleo de cozinha é capaz de contaminar cerca de um milhão de litros de água. Se jogado no solo, devido seu poder impermeabilizante, pode contribuir para enchentes e deslizamentos de terras no período de chuvas. Nos leitos dos rio se lagoas, o óleo (por ser mais leve) cria uma fina camada sobre a superfície da água, o que dificulta a entrada da luz e a oxigenação, comprometendo o ecossistema e suacadeia alimentar, causando a morte de peixes e plantas aquáticas. Após um tempo,inicia-se seu processo de decomposição, e o óleo de cozinha libera gás metano, que além do mau cheiro, contribui para o efeito estufa e o aquecimento global. Diante desse problema viemos a resolver agir para amenizar um pouco o problema ambiental que vem enfrentando vários agravos .INTRODUÇÃO
Não existem dúvidas de que estamos vivendo uma terrível crise ambiental de grandes proporções, com o acelerado desenvolvimento econômico no mundo através do sistema capitalista, que exerce uma forte pressão sobre os recursos,naturais . Assim a capacidade do Planeta Terra em “repor” e suportar a vida, passa a ter dimensões cada vez menores. Visivelmente a população de vários lugares nomundo já sente a falta de alguns recursos naturais indispensáveis para a sobrevivência da vida no planeta. Podemos citar como exemplo, a água que usamos diariamente de diversas formas na nossa vida, desde ser bebida, para tomar banho, para lavar roupas e utensílios, para a alimentação humana e dos animais, para o abastecimento de nossas cidades como também a utilização nas indústrias e nairrigação de plantações. Colocada a todos como um bem e um recurso natural indispensável para a vida, são inaceitáveis que ainda hoje, diante de tanta informação a poluição deste recurso passa despercebida por muitos. Inconscientemente, apartir de gestos simples como a preparação de alimentos mais precisamente no uso do óleo usado na preparação de frituras tanto em casa, como também em restaurantes,lanchonetes, bares estamos colaborando para a destruição do nosso planeta com a contaminação da água pelo óleo, quando este recebe a destinação errada e vai para o “ralo da pia”. Apartir desta constatação, nós, da secretaria de assistência social junto aos monitores e crianças do PETI.
Iniciamos o Projeto de reciclagem do óleo de cozinha usado, onde nosso principal objetivo é dar uma destinaçãoecologicamente correta fazendo com que, este óleo não chegue em contato com rios e mares. Logo estaremos fazendo nossa parte e incentivando as famílias das crianças do PETI. Façam o mesmo em favor do nosso meio ambiente, onde segundo nossa Constituição Brasileira de 1.988, o Artigo 225 “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadiaqualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” (Constituição da Republica Federativa do Brasil, 1.988.



DESENVOLVIMENTO

Caracterizações do Problema
O óleo vegetal é uma gordura obtida através das plantas, predominantemente.
Das sementes. Os óleos vegetais são usados como óleo de cozinha, como...
tracking img