Olaaaaaaaaaa

2371 palavras 10 páginas
Colégio Visconde de Itaboraí
Disciplina: Língua Portuguesa Prof.ª Silvia

Analise Literária:
Viagens na minha terra
Almeida Garret

Nome completo do aluno: Matheus Francisco Dotti N° 13 Ano: 3°E.M. Data de entrega: 16/08/12 Valor: Dez Pontos
Resumo
“Viagens na Minha Terra” podem ser consideradas um romance contemporâneo. Um livro difícil de enquadrar em género literário, pelo hibridismo que apresenta, além da viagem que de facto acontece paralelamente o autor conta um romance sentimental.
O conteúdo da obra, parte, como já disse de um facto real, uma viagem que Garrett fez a Santarém e que teve o cuidado de situar no tempo. Além da viagem real, Garrett, faz nas suas divagações, várias viagens paralelas. Tantas e tais viagens, que numa delas o leva justamente, e pela mão de um companheiro de itinerário, a centrar-se no drama sentimental de Carlos e a ”menina dos rouxinóis”- Joaninha.
O Romance resume-se, a intricada história, de uma velhinha com sua neta Joaninha. A menina-moça tem um primo, filho da única filha da avó, que já falecera. A moça tinha por si só a avó. Todas as semanas, Frei Dinis, vinha visitá-las, e algumas vezes traziam notícias de Carlos, que já algum tempo, fazia parte do séquito de D. Pedro.
Só que a maneira como Frei Dinis falava de Carlos, dava para perceber algo, que só a idosa e Frei Dinis conhecia. Passara o ano de 1830, Carlos formara-se em Coimbra, e só então visitou a família, mas com muitas reticências em relação a avó e Frei Dinis. Carlos também pressentia que ele e a avó mantinham um segredo.
Carlos, nas suas andanças, já tinha elegido uma fidalga para ele: D. Georgina, mulher de fino trato.
No entanto a guerra civil progredia, eram meados de 1833. Os Constitucionalistas tinham tomado a Esquadra de D. Miguel, Lisboa estava em poder deles, e Carlos era um dos guerreiros da parte Realista.
Em 11 de Outubro,

Relacionados

  • 14413 59898 1 PB
    5908 palavras | 24 páginas