Ola uit e emergencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS

Por: Felipe Eugenio de Espindola Ferreira

Drogas Lícitas
Cigarro
A nicotina age no sistema nervoso central e dá um pequeno estímulo no usuário. Apesar de ser um estimulante, a nicotina causa também relaxamento no consumidor, já que provoca a diminuição do tônus muscular. Outro efeito causado pelo consumo do tabaco é a perda de apetite.
A nicotinaprejudica a digestão e causa também o aumento dos batimentos cardíacos, da pressão arterial e da frequência respiratória; provoca tremores, insônia, náusea, diarreia, vômitos, cefaleia, tontura, fraqueza, dor no peito e traz sérios danos ao sistema respiratório, podendo causar doenças como a pneumonia, enfisema pulmonar e infecção das vias respiratórias. O tabaco apresenta ainda diversas substânciasque podem causar câncer em diversas partes do corpo como a boca, esôfago, laringe, pulmão, rins, pâncreas e bexiga.
A pessoa que para de consumir tabaco bruscamente sofre de uma forte síndrome de abstinência – reações do corpo à falta da nicotina – que causa:
1. irritabilidade,
2. agitação,
3. tontura,
4. insônia,
5. dor de cabeça,
6. prisão de ventre,
7. sudorese,8. dificuldade de concentração,
9. desejo quase incontrolável de consumo do cigarro.

alcool
É no intestino que 75% das moléculas de etanol passam para o sangue. O principal ingrediente das bebidas alcoólicas é a molécula de etanol. Assim que a pessoa toma um gole, uma pequena parte dessas moléculas já começa a entrar na corrente sanguínea pela mucosa da boca. Pelo esôfago, a bebida chegaao estômago. Até deixar esse órgão só 25% do etanol entrou no sangue. O resto só cai na corrente sanguínea quando a bebida chega ao intestino delgado - órgão cheio de vasos e membranas permeáveis. São necessários de 15 a 60 minutos para todas as moléculas de etanol entrar na circulação e se espalharem pelo corpo. Esse tempo depende de fatores como a presença de comida no estômago e a velocidadecom que a pessoa bebeu. Quando cai no sangue, as moléculas de etanol são transportadas para todos os tecidos que têm células com alta concentração de água - órgãos como cérebro, fígado, coração e rins. No fígado 90% das moléculas de etanol são metabolizadas - quebradas em partes menores para facilitar sua eliminação. Ele processa por hora o equivalente a uma lata de cerveja. Acima disso, o etanolpassa a intoxicar o organismo e causa os efeitos mostrados no infográfico da outra página.
No cérebro
Quando o etanol carregado pelo sangue chega ao cérebro, ele estimula os neurônios a liberar uma quantidade extra de serotonina. Esse neurotransmissor - substância que leva mensagens entre as células - serve para regular o prazer, o humor e a ansiedade. Por isso, um dos primeiros efeitos do álcoolé deixar a pessoa desinibida e eufórica. Se a pessoa segue bebendo, outros dois neurotransmissores são afetados. O etanol inibe a liberação do glutamato, que por sua vez regula o GABA. Sem o controle do glutamato, mais GABA é liberado no cérebro. Como esse neurotransmissor faz os neurônios trabalhar menos, a pessoa perde desde a coordenação até o autocontrole.
No estômago
O etanol das bebidasirrita a mucosa do estômago, dificultando a digestão e aumentando a produção de ácido gástrico no órgão. Isso gera aquela sensação de enjôo e mal-estar dos "breacos" prestes a chamar o Hugo... O vômito funciona como um mecanismo de autodefesa, comandado pelo cérebro, contra a ação agressiva do álcool no estômago. A pessoa se sente mais aliviada após vomitar porque termina a irritação da mucosa pelasmoléculas do etanol
Nos rins
Quem bebe tem mais vontade de fazer xixi. E isso não rola só pela quantidade de líquido ingerido. O etanol age na hipófise, uma glândula no cérebro. Lá, ele inibe a produção de um hormônio que controla a absorção de água pelos rins. Com menos líquido absorvido, mais urina é eliminada, como mostra a comparação ao lado.
No coração
Na ação do álcool nos rins a...
tracking img