Okay

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PEÇANHA, Marcia Cristina: A Sabedoria popular e os crimes contra a honra. Disponível em: http://diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=61064. Acesso em 20 maio 2012.



Marcia CristinaPeçanha Nicoline é bacharel em Comunicação social, Jornalismo e recém-graduada em Direito e aprovada no exame da OAB. Esse artigo relata a forma como que alguns ditados populares, aqueles mesmos ensinadospor nossos pais e avós, podem ser distorcidos e acabarem se tornando ofensas que conseqüentemente serão julgadas como crimes trazendo uma serie de prejuízos que poderiam ser evitados com o simples atode pensar duas vezes antes de falar ou escrever.

A autora também nos alerta a focarmos espertos sobre o uso desses ditados em redes sociais, o que freqüentemente acontece, e muitas vezes umasimples brincadeira pode trazer uma serie de prejuízos como uma grande multa e outra serie de desconfortos afinal de contas quem gostaria de responder um processo criminal por escrever no facebookalgo que seu avô te ensinou quando ainda criança. Ela também cita em certo momento que ‘’a calunia pode ser considerada como crime’’, e como o assunto do texto são os ditados há um que diz ‘’cuidadocom o que fala que a língua é um chicote’’ e perfeitamente se encaixa no contexto pois a autora cita um exemplo de caluniar e dizer que certa pessoa cometeu um ato de roubou, que segundo a lei levaria oassaltante a ser preso (art. 157 do CP), e ate que se prove o contrario que a pessoa não é o assaltante o denunciante ira arcar com diversos problemas que realmente irão deixá-lo com muitascicatrizes assim como faria um chicote porem a diferença é que a própria pessoa estaria se chicoteando.

Esse tema abordado pela autora é um tanto quanto intrigante, já que nos releva a pensar e azelar mais pela ética e tomar cuidado com o que falamos ou escrevemos para que não venhamos ser punidos como já foi dito por um simples mal entendido ou uma simples brincadeira que não faz valer a...
tracking img