Oiratas do silicio

12793 palavras 52 páginas
(PARTE 01) HISTÓRIA DO COMPUATOR:

O COMPUTADOR

PRINCIPAIS PARTES DO COMPUTADOR:

O termo Computador tem sua origem do latim Computare (contar, calcular) e é um equipamento composto por uma série de circuitos eletrônicos capaz de receber, armazenar, comparar, combinar, processar e exibir uma determinada informação com elevada velocidade.
Basicamente tem a função de receber dados através de dispositivos de entrada, processar e retornar estes dados, agora denominados como Informação através de algum dispositivo de saída. Estes dados de entrada, processamento e o retorno da informação, normalmente se dão através de Programas específicos para determinadas tarefas.

SISTEMA INFORMATIZADO
O sistema informatizado é composto por, no mínimo, três componentes para que tenha um funcionamento adequado: Hardware, Software e Peopleware.

Estrutura básica de um sistema informatizado.

SOFTWARES É a parte lógica do computador, ou seja, é um conjunto de instruções passo-a-passo que orientam o computador a executar determinadas funções para produzir um resultado desejado. .
Também são chamados de Programas, ou seja, é a parte flexível ou lógica do sistema. * Sem o software o computador seria um amontoado de peças eletrônicas sem utilidade. O Software dá vida à máquina. Pense em Software como parte virtual do computador (o que não pode ser pego).

SISTEMA OPERACIONAL (SO) - COMPUTACIONAL:
É o programa principal do computador. O Sistema Operacional tem a função de gerenciar todas as funcionalidades do computador e possibilitar a interação entre o usuário e a máquina.
O Sistema Operacional funciona como uma plataforma para a instalação de outros Hardwares e aplicativos, ou seja, sem o Sistema Operacional não é possível o manuseio do equipamento em suas funcionalidades plenas. * Exemplos de Sistemas Operacionais: MS-DOS; Windows; Linux; Solaris; etc.

HARDWARE
O Hardware é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e

Relacionados