oir4tyhjkk

77756 palavras 312 páginas
Vanessa da Costa Val Munhoz

VULNERABILIDADE EXTERNA NO BRASIL: ENSAIOS SOBRE
FLUXOS INTERNACIONAIS DE CAPITAIS, INSTABILIDADE
FINANCEIRA E CONTROLES DE CAPITAIS

Belo Horizonte, MG
UFMG/Cedeplar
2010

Vanessa da Costa Val Munhoz

VULNERABILIDADE EXTERNA NO BRASIL: ENSAIOS SOBRE
FLUXOS INTERNACIONAIS DE CAPITAIS, INSTABILIDADE
FINANCEIRA E CONTROLES DE CAPITAIS

Tese apresentada ao curso de Pós-graduação em Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade
Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do Título de Doutor em Economia.
Orientador: Prof. Dr. Gilberto de Assis Libânio.

Belo Horizonte, MG
Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional
Faculdade de Ciências Econômicas - UFMG
2010

ii

Folha de Aprovação

iii

Dedico este trabalho ao meu pai, Afonso, exemplo de luta pela vida.

iv

AGRADECIMENTOS
A conclusão desta tese representa a conquista de um sonho, alcançado a partir de um processo árduo de formação acadêmica. Este processo foi marcado por fases críticas e inúmeras crises existenciais que só foram superadas com ajudas externas. Ao longo da trajetória dos quatro anos do doutorado algumas pessoas estenderam mãos indispensáveis para minha enorme disposição e estímulo para seguir em frente. A essas pessoas devo os meus sinceros agradecimentos:
Ao professor Gilberto Libânio, pessoa que contribuiu fortemente para o meu aprendizado, seja nas fantásticas aulas de Macroeconomia da graduação, seja nos cursos do doutorado e, por último, em minha orientação. Agradeço-o pela tamanha confiança depositada em mim.
Sua disposição em apoiar minhas iniciativas de pesquisa e atenção dedicada deram-me suporte essencial para condução deste trabalho.
À professora Vanessa Petrelli, que a partir da orientação no mestrado, influenciou decisivamente os destinos deste estudo. Além da importante interlocução, sua dedicação em me atender e

Relacionados