Oioioi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do texto "Purchasing power parity debate"


A teoria retratada por Alan M. Taylor e Mark P. Taylor relata a idéia do conceito Purchasing power parity ( PPP ).Sua fundamentação principal é que a taxa de câmbio nominal entre duas moedas deve ser igual à proporção dos níveis de preços agregados entre os dois países, de forma que uma unidade de moeda de um país terá o mesmo poder decompra em um país estrangeiro. Sua terminologia começou depois da primeira Guerra Mundial, numa convenção econômica-política Pós-guerra. Desde então, a teoria está muito presente e discutida no cenário econômico atual. Enquanto alguns economistas levam seriamente as idéias da teoria, outros acreditam que suas idéias não são tão efetivas assim.
O grande problema discutido é : como o país vai variarsuas políticas de taxa de cambio para a taxa considera ideal ? Pois os países com fixas taxas de cambio precisa saber qual vai ser a taxa de equilíbrio ideal ; e os países com taxas cambiais variadas precisa saber as variações reais e nominais que deve esperar.
Um outro grande problema levantando por alguns economistas é que a teoria do PPP, baseia-se no fato em que uma quantidade X de moeda dealguma país pode comprar o mesmo número do mesmo produto em outro país, com uma economia distinta da primeira. No texto eles usaram o exemplo do big mac e do café da starbucks.
É muito difícil você equilibrar os preços desses produtos em duas economias diferentes, pois nesses países os tetos salariais são diferentes, os insumos para tais produtos provêem de diferentes locais, o custo daarquitetura do local são feitos por diferentes companhias , entre outros fatores. Os favoráveis ao PPP, acreditam que deve haver uma arbitragem internacional de mercadorias, com o Law of One Price, teoria que sustente o
preço de um produto comercializado internacionalmente deve ser o mesmo em todo o mundo. Mas tal teoria possuí uma objeções como: os fretes de um país exportador para o país importador,aumentando assim o custo dos produtos.
Desde os anos de 1970, a PPP das taxas de cambio é um objeto de estudoe debate. Para a maioria dos especialistas nesse período, trabalho teórico sugere que taxas de cambio deveriam ser ligadas a alterações relativas a níveis de preço com desvios mínimos ou momentâneos, enquanto que o trabalho empírico poderia encontrar apenas a evidência mais frágil em apoio decomprar paridade do poder, mas mesmo com esses resultados implícita uma taxa extremamente lenta de reversão de PPP.
Duas coisas são bem importantes para que a teoria PPP seja contestada. A primeira é a dificuldade para fazer uma provisão de encargos e impostos. A segunda é como tratar o poder de compra de bens e serviços que não entram no comércio internacional.Resumo do texto "The Downside of Quantitative Easing"

O texto, The Downside of Quantitative Easing, escrito por Daniel L. Thornton discute se o incentivo fiscal QE2 (i.e., quantitative easing in the form of large-scale purchases of U.S. Treasury securities), que, basicamente, consiste-se em emissão maior de moeda por parte do governo em forma de compras, é eficaz ou não.
O primeiroproblema cosiste-se na inflação, pois o governo aumentará a quantidade de dinheiro da população, inflacionando assim o sistema monetário do país (a porcentagem máxima considera ideal de inflação é de 2%). Os bancos possuem uma quantidade enorme de dinheiro guardado em seus cofres, e esse montante tem 3 explicações segundo o texto : 1-fraca demanda por empréstimos, 2-indíces de capital abaixo e3-empréstimos rentáveis devido a uma alta taxas de juros.Por isso a FOMC, precisa ficar fiscalizando os bancos para que não exagerem na emissão de moeda, para tentar conter uma grande subida na inflação. "Current excess reserves could create a massive increase in the money supply if banks significantly increase their lending or investing."ou seja, Atuais reservas em excesso pode criar um grande aumento...
tracking img