Oioioi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA- LEITURA HISTÓRICA SOBRE SUA CONSTITUIÇÃO
Período Colonial
O período colonial foi considerado pré-institucional para a psicologia, por não terem as obras produzidas com vínculos diretos com instituições especificas. As preocupações com os fenômenos psicologicos aparecem em obras de outras áreas do saber da época, que tratam de analises e formas de atuação sobre fatospsíquicos.
A maioria dos autores coloniais, como Padre Vieira, exercia a função religiosa ou política, tendo vários desses autores ocupados cargos de importância na colônia ou na metrópole.
As obras eram impressas na Europa ou em Portugal, pois ainda não tinha imprensa no Brasil e nessas obras encontram-se temáticas emocionais, educação, trabalho entre outros temas.
A abordagem dos antecedentestem por objetivo demonstrar como o pensamento psicológico foi produzido por outras áreas do saber. Sendo que seu desenvolvimento no seio destas foi fundamental para a absorção dos avanços que, no final do século passado, os estudos psicológicos alcançaram na Europa. O desenvolvimento das idéias psicológicas na Europa foram a base para o estabelecimento da autonomia da psicologia, essesdesenvolvimentos se tornam fatores fundamentais para a compreensão da História da Psicologia no Brasil.
O processo de educação das crianças já era uma preocupação, assim como o papel da mulher na sociedade. Submissão do pensamento feminino. Para alguns autores o ambiente era fator determinante do comportamento.
Igreja católica impunha sua ideologia, a produção de idéias na colônia refletia as contradições dasociedade colonial.

Século XIX
O Brasil do século XIX teve como marca o fim da condição colonial que permitiu o desenvolvimento de várias instancias da formação social brasileira, entre elas a de âmbito cultural (criação de cursos superiores, a impressão de livros e o surgimento de várias instituições).
A produção de idéias psicológicas foi também produto dessa sociedade em transformação,sobretudo pela buscas de respostas ás necessidades impostas pelos novos tempos. Na economia, com suas conseqüências para o processo de urbanização, trouxeram problemas antigos na qual o país não estava preparado para solucionar, e é nesse contexto que a Medicina e a Educação entram para ajudar na resolução desses problemas, incluindo a preocupação com o fenômeno psicológico em várias dimensões.
Oséculo XIX foi para a psicologia um momento fundamental que preparou as condições para a sua autonomia, sintetizando e aprofundando os conhecimentos sobre fenômenos psicológicos e, além disso, as mudanças ocorridas na Europa do século XVIII criaram desafios e necessidades que precisavam ser respondidas pelo conhecimento produzido no século XIX.
Assim, a sociedade enfrentava de um lado certosproblemas urbanos como saneamento básico, saúde, habilitação entre outros, por outro lado os movimentos sociais precisavam de mais instrumentos para compreender esses problemas. Era necessário também trabalhar a conduta humana, na qual foi acrescentada a ideologia burguesa que colocava o individuo diante o fundamento de uma sociedade baseada na propriedade privada (pessoal e individual).
Asnecessidades da sociedade brasileira somadas com o contato com os movimentos e as idéias da Europa, permitiram trazer e desenvolver dentre várias áreas do conhecimento essas idéias, que também tomaram rumos psicológicos.
A partir do final do século XIX ocorreram mudanças significativas para a sociedade e a Psicologia brasileira. O Brasil adotou o modelo republicano, o que contribuiu para a efetivação doprocesso de industrialização no país, desencadeando uma expansão no processo de urbanização. Nesse momento também assistiu à expansão do ideário liberal entre os intelectuais brasileiros trazendo a preocupação com as questões nacionais e o progresso da modernidade no país.
Quanto a Psicologia, alcançou no final do século passado o estatuto da ciência autônoma e na virada do século atingiu um...
tracking img