Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO PAULA SOUZA
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EMBU
Técnico em Contabilidade



PPRA/PCMSO E CIPA


Embu das Artes
2012

Caio Lucas, 5
Cleonice Ferreira, 7
Kívia Thaís, 23
Marina Cabral, 28
Michele Farias, 30
Vanessa Oliveira, 38


PPRA/PCMSO E CIPA

Trabalho apresentado a Escola Técnica Estadual de Embu do Centro PaulaSouza, como requisito parcial para a obtenção do título de Técnico em Contabilidade.
Orientador: Professor Waldiney Teodozio

Embu das Artes
2012

PPRA – Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (NR 9)

É um conjunto de ações visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliaçãoe conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora NR 9, Portaria 3214/78, com objetivo de definir uma metodologia de ação paragarantir a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho
Um de seus objetivos é estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação de saúde e integridade dos trabalhadores, frente aos riscos dos ambientes de trabalho.
Basicamente a (EMPRESA) fará a prevenção contra os riscos ambientais, implantando o Programa de ControleMédico de Saúde Ocupacional e o programa de segurança que compreende, de modo geral a realização de treinamentos; orientações diárias sobre segurança; reuniões de segurança; inspeções; campanhas de incentivo a prevenção; avaliação e desempenho das equipes em segurança; registro e análise dos acidentes ocorridos; identificação dos riscos ambientais e dos riscos por função; estudo de projetos;descrição dos cargos e obtenção de informações sobre a obra, com os setores de produção e planejamento; caracterização das atividades e operações insalubres e perigosas; elaboração de análises preliminares de riscos; emissão autorização para trabalhos especiais (PT) para operar máquinas e equipamentos; conhecimento das ferramentas e métodos de trabalho e finalmente a adoção de medidas de ordem práticaou administrativa que permitirão a neutralização, redução ou eliminação dos riscos.
A legislação do trabalho no Brasil obriga todas as empresas a elaborarem e implementarem o PPRA, além de manter um documento de registros dessas ações, que incluem:
➢ estratégia e metodologia de ação;
➢ forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;
➢ planejamento anual comestabelecimento de metas e prioridades;
➢ levantamento dos riscos;
➢ periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA cronogramas
São considerados riscos ambientais os agentes químicos, físicos e biológicos. São considerados fatores de riscos ambientais a presença destes agentes em determinadas concentrações ou intensidade. O tempo máximo de exposição do trabalhador a esses agentesé determinado por limites pré estabelecidos.
Agentes físicos são aqueles decorrentes de processos e equipamentos produtivos podem ser:
Temperaturas extremas (altas e baixas);
Radiações ionizantes e radiações não ionizantes;
Ruído e vibrações; 
Pressões anormais em relação a pressão atmosférica; 
Agentes químicos são aquelas decorrentes da manipulação e processamento de matériasprimas e destacam-se:
Gases e vapores;
Névoas e neblinas; 
Poeiras e fumos
Agentes biológicos são aqueles oriundos da manipulação, transformação e modificação de seres vivos microscópicos, dentre eles:
Bacilos, parasitas, protozoários, vírus, genes, bactérias, fungos, e outros.

Quem está obrigado a fazer o PPRA?
A elaboração e implementação do PPRA é obrigatória para todos os...
tracking img