OIG's (SATO, Eiiti)

475 palavras 2 páginas
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAIS
RELAÇÕES INTERNACIONAIS

COMO

ATORES

NAS

Sato, Eiiti - Conflito e cooperação nas relações internacionais: as organizações internacionais no século XXI

Como surgiram as Organizações Internacionais
“Desde o surgimento do Estado Nacional como categoria política central nas relações entre povos e unidades políticas, a história registra a ocorrência de iniciativas de estadistas e formulações de pensadores voltadas para a estruturação de instituições que hoje chamamos de organizações internacionais. “
Séc. XVII - Projeto de paz perpétua
Séc. XVIII - Concerto Europeu
Séc. XIX - Confederação de Estados Americanos
Séc. XX – Liga das Nações
Todas essas “organizações” não apresentavam estrutara institucionalizada, por isso fracassaram. Só com o fim da Segunda Guerra Mundial e o surgimento da ONU, esta institucionalizada, que as organizações ganharam força e importância no âmbito internacional.

A eficácia das OIG’s
As OIG’s são Orgãos que mediam os conflitos e relações entre os Estados, mas não possuem autoridade supra-nacional para julgar esses casos. Isso porque os Estados são soberanos e principalmente as grandes potências não abrem mão de parte de sua soberania para dar esse poder às OIG’s. Outro obstáculo é a falta de um consenso do conceito de justiça, direitos e obrigações dos Estados por lidarmos com religiões, ideais e culturas diversas.
“Essas considerações pareceram necessárias para lembrar que os esforços de construção de uma ordem internacional pacífica e articulada é uma tarefa difícil e trabalhosa porque precisa conciliar percepções e anseios políticos contraditórios. O estabelecimento de normas internacionais não traz em si a garantia de que essas normas serão efetivamente cumpridas e que uma vez produzidas, automaticamente, farão surgir padrões de comportamento.”

Expectativas
As OIG’s são organismos vivos que se transformam acompanhando as mudanças sociais e políticas. É possível

Relacionados