Oifani

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Solos salinos
Salinidade do solo é o termo utilizado para se designar o processo de acúmulo de sais na camada superficial do solo, sendo estes prejudiciais para as culturas que nele crescem, tantocultivadas como nativas. No Brasil, algumas regiões apresentam esta característica de salinidade tais como em regiões costeiras de influência marinha (faixa de praia) e manguezais, bem como algumasregiões do semi-árido (caatinga) no nordeste do país e no Pantanal. A salinização costuma ocorrer em certos solos localizados em regiões onde chove pouco e o calor é forte (o que faz a planta transpirarmuito e o solo perder água por evaporação). Além disso, temos nas áreas irrigadas os sais provenientes de água de irrigação e do lençol freático, quando este se eleva até próximo à superficie dosolo. 
As principais práticas do agricultor que pode levar a salinização do solo seriam o uso da irrigação em sua cultura sem uma drenagem correta, destruição da vegetação nativa e o uso de fertilizantesmal dosados e mono cultura. O agricultor pode minimizar os danos causados por estas praticas através de um uso mais consciente do modo de irrigação e sua drenagem, mantendo o solo sempre coberto efornecendo regularmente matéria orgânica para o mesmo, além de uma mesma freqüência de irrigação e necessidade de lixiviação, seria importante também a presença da rotação de cultura que inclua no seurodízio plantas que tenham alguma tolerância a salinidade, como algodão, alternando-se com plantas que suportem a inundação e drenagem subterrânea.
Os solos salinos exercem influência prejudicial sobreos vegetais, ressaltando plantas jovens, principalmente por causa de suas elevadas concentrações de sais solúveis. Quando uma solução de água, contendo quantidades grandes de sais dissolvidos, é postaem contato com uma célula vegetal, ocorrerá a plasmólise, devido à concentração da solução salina e, consequentemente, ao movimento osmótico da água, que passa das células hipotônicas, para a...
tracking img