oicomo vai vc

534 palavras 3 páginas
A Educação Física tem um papel fundamental na Educação Infantil, por ter a possibilidade de proporcionar às crianças uma diversidade de experiências através de situações nas quais elas possam criar e descobrir movimentos novos, com o intuito de elaborar conceitos e ideias sobre o movimento e suas ações. O principal instrumento da Educação Física é o movimento, por ser o denominador comum de diversos campos sensoriais. O desenvolvimento do ser humano se dá a partir da integração entre a motricidade, a emoção e o pensamento. O objetivo da Educação Física na educação Infantil não é somente despertar o interesse pela pratica de atividades físicas, mas também desenvolver a criatividade da criança, sem apresentar receitas prontas, mas incentivando-a criar e recriar a partir da realidade.

A Educação Física tem um papel fundamental na Educação Infantil, pela possibilidade de proporcionar às crianças uma diversidade de experiências através de situações nas quais elas possam criar inventar, descobrir movimentos novos, reelaborar conceitos e ideias sobre o movimento e suas ações.

Cada criança possui inúmeras maneiras de pensar, de jogar, de brincar, de falar, de escutar e de se movimentar. Por meio destas diferentes linguagens é que se expressam no seu cotidiano, no seu convívio familiar e social, construindo sua cultura e identidade infantil. A criança se expressa com seu corpo, através do movimento.

-
Estudos realizados em diversas cidades brasileiras mostram que o sobrepeso e a obesidade já ultrapassaram a marca de 30% nas crianças e adolescentes.

A Educação Física tem uma importante missão diante deste quadro. Somente a atividade física orientada, aliada a uma reeducação alimentar, pode minimizar o problema. Além de ajudar no controle de peso dos seus alunos obesos, o professor de Educação Física deve agir de maneira profilática, evitando que aqueles que estão dentro do peso engordem. No ambiente escolar, a aula de Educação Física é um dos momentos

Relacionados