oiashdsihsidh

11924 palavras 48 páginas
ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS

Orientações de Mestrado

● MALACHIAS, João Francisco Marques. Gestão energética na pequena e média agroindústria – um enfoque térmico. 2011. Dissetação (Mestrado em Engenharia Mecânica – sub área: Produção) Universidade de Taubaté. Orientadora: Daniela Helena Pelegrine Guimarães. Defesa ocorrida em 31/03/2012.
Resumo: A dissertação apresenta uma forma de elaboração de um plano de Gestão Energética para a pequena e média agroindústria. O trabalho traz o documento “Plano de Gestão Energética para a Pequena e Média Agroindústria”, com uma linguagem adequada ao usuário final, geralmente empreendedor com pouco conhecimento específico no tema. O plano apresenta ferramentas e meios para a execução de inventário e diagnóstico energético de uma unidade agroindustrial de tamanho pequeno a médio empreendimento e consequentemente seu gerenciamento e gestão. As abordagens do trabalho são centradas nos principais e mais comuns insumos energéticos da área térmica: calor envolvido em processos de refrigeração, aquecimento, evaporação e acondicionamento de ar, ar comprimido e acrescido de maneira superficial sobre eletricidade, além de considerações sobe procedimentos operacionais e culturais com referência ao tema. O trabalho tem como base as informações adquiridas pelo proponente na vivência profissional dentro da área, pesquisa bibliográfica sobre o assunto, principalmente de origens não acadêmicas, estudos de caso e a utilização do software “Mark IV Plus 2.0” como ferramenta operacional de diagnóstico e análise de oportunidades. Como complemento do trabalho é apresentado um estudo de caso exemplificador em uma unidade agroindustrial, compreendendo as etapas de: diagnóstico e análise, proposições de soluções técnicas e operacionais.

● VIANELLO, Marcelo Pinto. Produção de Algas Marinhas no Município de Ubatuba, Segundo os Princípios da Sustentabilidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica – sub área: Produção) Universidade de

Relacionados