Oi, oioimsoiasetcaitica

279 palavras 2 páginas
A importância da leitura no ensino superior
Um estudo feito por pesquisadores e educadores,mostra que os alunos entram no ensino superior,com um sério problema de leitura,leem pouco e devido a essa falta de costume de ler,passa a ser difícil a assimilação dos assuntos abordados.
Em se tratando de curso de graduação,o professor inicia a abordagem de um tema,normalmente com a indicação de um texto.O que se espera-se é que os graduandos leiam e com isso tenham uma certa explanação do tema.Porém não é o que ocorre.
Muitos tem dificuldades de entender o que o autor diz e com isso,o professor é obrigado a voltar a “estaca zero”.Existem conceitos e tendências a serem seguidos pelo leitor,e cada uma delas seguem um padrão distinto,mas mesmo com a junção desses conceitos ,nem sempre forma um leitor com uma visão ampla sobre o tema abordado.
Não colocamos em prática o conhecimento que está sendo impresso em nossa mente,no dia-a-dia,e na leitura é necessário o entrosamento do mesmo,com o assunto.
Por ser uma atividade complexa,a compreensão de textos envolve diversos processos cognitivos,em que o leitor tem que ter um conhecimento prévio ao ler,como estratégias de como o texto se processa e a interação na leitura.Se o leitor tiver conhecimento desses processos,saberá reconhecer para que se lê e quando não entender o que estiver lendo.
O domínio da leitura por estar diretamente ligado à aprendizagem,recebe destaque,pois quando o aluno consegue tal domínio do texto,“aprender a aprender”,para conduzi-lo a uma postura crítica e uma atividade mais

Relacionados