Oi como essencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Direito (Coleção primeiros passos, editora brasiliense, Roberto Lyra Filho) é uma obra muito boa para todos os indivíduos ligados ou não ao Direito. O Autor consegue quebrar paradigmas, dogmas e conceitos tidos por muito tempo, e até hoje por alguns, como absolutos e incontestáveis. Abre a mente do leitor para o verdadeiro sentido, fonte, influêncas e aplicação do Direito, assim como assuas problemáticas que são muitas.

O Autor proporciona uma ampla visão acerca do Direito fazendo questão de deixar bem claro todo o processo histórico, social e político que arquitetam o Direito e, por consequência, os seus efeitos infringentes em toda sociedade.

A lei emana do Estado, sendo assim, podemos concluir que este a cria de acordo com os seus interesses para que possa impor a ordeme adequar as condutas da sociedade. Acontece que, como veremos, este poder de criação é manipulado pelos interesses da classe dominante com o intuito de moldar a população espoliada dentro dos parâmetros da vontade dos providos de capital. “O Direito é corolário da política - Claudio Carvalho”

Hoje na sociedade brasileira, falar em imposição de condutas por parte dos governantes em geral éalgo que soa até engraçado, não existe melhor exemplo que o do Senador Demostenes Torres, sempre moralista, positivista e a favor de penas mais cruéis, envolvido em um escândalo de inimagináveis proporções. Que moral ele tem agora que está do “outro lado da moeda”? Mas é como o próprio livro objeto desta resenha diz, aqueles que não se adéquam e aceitam o sistema, este o expulsa, demite, por isso eleainda estava lá e não por ser exemplo de coisa alguma.

Os princípios sociais e direitos humanos dos indivíduos da sociedade brasileira parecem ter importância secundária, gastar bilhões em uma copa, retardar o PAC 2 em função disso, a saúde permanece precária e a segurança cada dia mais duvidosa para “fazer um bolo para os gringos comerem”, como sintetizaria o saudoso Osvaldo Bastos Neto, nãotem lógica, aliás, tem lógica, para a classe dominante que está ganhando muito dinheiro com tudo isso, e, é claro, tem que ter um vestígio de sua interferência no governo. Neste patamar, liberar bebida alcoólica ou não é o menor problema que podemos estar discutindo diante da dimensão dos demais.

O livro trata também, de forma clara e muito bem explicada, acerca das ideologias. Ideologia é umapalavra que nos remete a algo muito relativo, pois, ninguém raciocina com a devida perfeição e sempre tende a ocorrer erros ou imparcialidade quanto ...ao posicionamento ideológico de cada individuo. É pertinente frisar que o próprio autor cita existir 3 modelos de ideologia, a ideologia como crença, a ideologia como falsa consciência e ideologia como instituição. A ideologia como crença estarialigada ao contágio de opiniões já incutidas do ambiente em que estamos habituados, e neste sentido lembro que uma vez escutei de uma pessoa a seguinte frase: - Nível superior não leva ninguém a nada, você tem que trabalhar para ganhar dinheiro, isso sim. Talvez o ambiente em que esta pessoa viveu sempre teve este pensamento disseminado e refletiu no posicionamento, ao meu ver, extremamenteequivocado. Não estendendo muito, todos os dias recebo vários e-mails dizendo: - Deus vai te abençoar se você enviar este e-mail para 15 pessoas da sua lista de contatos nos próximos 10 minutos. A deformação da realidade está ligada a ideologia como falsa crença, a pessoa alega convincentemente que é verídico o que ela está dizendo, o que é muito relativo, mas tudo isso nos remete a um fator socialhistórico que é a ideologia como instituição que alude a origem de determinadas ideologias. Nem toda crença é ideologia, mas toda ideologia se manifesta como crença.

Na atualidade, com o avanço da ciência e consequentemente a sua credibilidade perante a sociedade, nos tornamos indecisos quanto ao que acatar, a religião e a ciência muitas vezes entram em sobreposição na mente do indivíduo. É...
tracking img