Ohsas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OHSAS-18001:2007 Tradução livre

SISTEMAS DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL - REQUISITOS (OCCUPATIONAL HEALTH AND SAFETY MANAGEMENT SYSTEMS - REQUIREMENTS) OHSAS 18001:2007 Diretrizes para o uso desta tradução • • • • Este documento é uma tradução livre da norma OHSAS-18001 em sua versão de 2007. Esta tradução não pode substituir um documento “oficial” emitido pela BRITISH STANDARD oupor um dos seus membros associados. A versão oficial (em inglês) pode ser obtida junto a ABNT, agentes credenciados ou outros organismos de normalização. Enfatizamos que para fins de implementação, e/ou adequação ou certificação do Sistema de Gestão com requisitos de "segurança e saúde ocupacional" das organizações, deve-se adquirir e utilizar a versão oficial da norma OHSAS-18001. Finalmente,reforçamos que esta tradução tem como finalidade exclusiva servir como instrumento de informação, principalmente para fins educacionais. ESCOPO Esta norma da Série de Avaliação da Segurança e Saúde Ocupacional (OHSAS) especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), permitindo a uma organização controlar os riscos e melhorar seu desempenho em SSO. Ela nãoprescreve critérios específicos de desempenho da Segurança e Saúde Ocupacional, nem fornece especificações detalhadas para o projeto de um sistema de gestão. Esta norma OHSAS é aplicável a qualquer organização que deseje:

• 1.

a) Estabelecer um Sistema de Gestão da SSO para eliminar ou minimizar riscos aos
funcionários e outras partes interessadas que possam estar expostos aos riscos de SSOassociados a suas atividades;

b) Implementar, manter e melhorar continuamente um Sistema de Gestão da SSO. c) Assegurar-se de sua conformidade com sua política de SSO definida; d) Demonstrar conformidade com esta norma OHSAS através de:
1) Realizar uma auto-avaliação e emitir auto declaração de conformidade com esta especificação. 2) Buscar confirmação da conformidade através de partes que tenhaminteressa na organização, como por exemplo clientes; 3) Buscar uma confirmação da auto declaração por partes externas à organização; 4) Buscar a certificação ou registro do sistema de gestão de SSO por uma organização externa. Todos os requisitos desta especificação OHSAS se destinam a ser incorporados com qualquer sistema de Gestão da SSO. A extensão da aplicação dependerá de fatores como apolítica de SSO da organização, a natureza de suas atividades e os riscos e a complexidade de suas operações.

Pág. 1 de 13

OHSAS-18001:2007 Tradução livre

Esta norma OHSAS tem a intenção de ser direcionada a saúde e segurança ocupacional e não tem a intenção de atingir com o sistema de gestão outras áreas relacionadas com saúde e segurança tais como programas de bem estar, segurança de produto,danos a propriedade e impactos ao meio ambiente. 2. PUBLICAÇÕES DE REFERÊNCIA Outras publicações que fornecem informações ou diretrizes estão listadas na Bibliografia. É aconselhável que sejam consultadas as últimas edições de cada publicação. Especificamente, deve ser feita referência a: − OHSAS 18002: 1999, Diretrizes para a implementação da OHSAS 18001 − Organização Internacional doTrabalho:2001 – Guia para sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional (OSH-MS)

3.

TERMOS E DEFINIÇÕES

Para os efeitos deste documento , aplicam-se os seguintes termos e definições: 3.1 RISCO ACEITÁVEL (ACCEPTABLE RISK) Risco que foi reduzido a um nível que pode ser tolerado pela organização considerando suas obrigações legais e a sua política de SSO. 3.2 AUDITORIA (AUDIT - conceito extraídoda ISO 9000:2005 – 3.9.1) Processo sistemático, documentado e independente para obter evidências de auditoria e avaliá-las objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos. Nota 01: Independente não significa necessariamente externo à organização. Em alguns casos, particularmente em pequenas organizações, a independência pode ser demonstrada pela isenção...
tracking img