Ohomem é aquilo que a educação faz dele

Páginas: 14 (3496 palavras) Publicado: 13 de maio de 2011
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO / PROJETO INTEGRADOR

GESONITA ALEXANDRINO RIBEIRO COSTA
(Matrícula: 201002156858)

“O HOMEM É AQUILO QUE A EDUCAÇÃO FAZ DELE”

TABIRA (PE) 19 DE NOVEMBRO DE 2010
INTRODUÇÃO
Tendo como tema deste trabalho a famosa frase do filosofo Imanuel Kant.
“O homem é aquilo que a educação faz dele”. Precisorefletir muito diante de tudo que tenho estudado até então. Pois nem posso dizer aprendido, porque do que estudei não sei ainda o quanto aprendi, mas refletirei sobre o ensinado e assim poderei tirar minhas próprias conclusões. Pois tenho visto tanto na filosofia da educação, como na História da educação vários pensamentos filosóficos, e ideológicos que se complementam ou diferem entre si. Se ohomem é o que a educação faz dele segundo o autor da frase, então o que é educação?.
Educar é o mesmo que instruir, que informar, doutrinar, formar etc.
A educação engloba os processos de ensinar e aprender. E isso é um fenômeno observado em qualquer sociedade. E nos grupos que as constitui, sedo responsáveis pela manutenção perpetuação e transposição às gerações vindouras, desde o modo culturalde ser, de agir e estar. Modos estes necessários à convivência de um grupo ou de uma sociedade. Eu diria precipitadamente que “o homem é aquilo que ele decide fazer com a educação, instrução ou doutrina que tenha recebido”. “Pois o homem é como um terreno ou barro”. Nem todo barro bem trabalhado dá bons vasos. E se semear a mesma semente sobre a terra. Nem os frutos nem a colheita serão iguais,haverá diferença de terreno a terreno. A formação intelectual e a informação da antiguidade até os nossos Dias. Trata-se do desenvolvimento da capacidade de conhecer para melhor escolher. Sendo assim o homem é instruído, informado, doutrinado etc. Mais sempre haverá o problema da subjetividade que vai interferir no que ele pode ser, ou deve ser, ou quer ser. E esta decisão é feita muitas vezesinconscientemente por indução do meio, pelas circunstancias, ou por sua própria índole, Levanduo a ser mesmo com todo conhecimento adquirido a aquilo que jamais pensou em ser, ou desejou ser. Neste trabalho veremos os pensamentos filosóficos e a contribuição que alguns pensadores deixaram para sua posteridade no que diz respeito à educação. Nesses debates, alguns defendem a teoria que o homem nasce comalgum conhecimento, e que vão desabrochando naturalmente ao longo da sua vida. Outros por sua vez defendem a tese que é através do processo de socialização que o homem aprende e internaliza o conhecimento. E Outros que o conhecimento é resultado da interação entre o homem e o mundo. Com toda essa conjectura que levaram ao desenvolvimento da teoria pedagógica, podemos encontrar resposta à questãoanalisando os seguintes pontos tais como: O que é conhecimento? É possível conhecer? Como o homem conhece o mundo? Conhecendo o mundo o homem se conhece? Com todas estas perguntas resta a mais importante. Qual o papel da educação nesse processo? E o que se tem feito do homem e aos homens.
DESENVOLVIMENTO
Se pensar no homem como sendo o resultado da educação adquirida estaria de acordo com ofilósofo John Locke. No que diz respeito à mente do homem ser como uma folha em branco, uma tabua rasa na qual a experiência deixa as suas marcas. Há uma forma do saber vinculada à experiência como afirma os filósofos do empirismo principalmente os conhecimentos científicos e filosófico que leva o homem a refletir e distinguir. Este é um método porem não o único a ser observado. Pois assim estariaRejeitando os que afirmam e defendem a ideia de um conhecimento anterior: como afirma o filosofo Descartes considerado o pai da filosofia moderna. Ele deixa claro que não se pode confiar na tradição e nos ensinamento do saber adquirido. A única alternativa possível é o homem fazer uso da sua interioridade, da razão humana que não é ensinada nem adquirida por conceitos doutrinários. E sim de sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O faz de conta na educação.
  • A educação faz toda a diferença
  • “O Faz-de-conta na educação infantil e sua
  • Faz de conta na educação da infãncia
  • O faz de conta na educação infantil
  • EXPLORANDO O FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
  • Plano de Gestão Paríba faz Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!