Ohgloria

564 palavras 3 páginas
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
HISTÓRIA
Foi criado pela Constituição Federal em 1988 para que toda população tivesse acesso ao atendimento público de saúde. Antigamente a assistência médica ficava restrita apenas á aqueles que contribuíam com a previdência sócia, o restante apenas e serviços “humanitários”. Faz parte do SUS os hospitais incluindo os universitários, laboratórios, banco de sangue, vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental, fora institutos de pesquisa.
Anteriormente ao SUS o ministério da saúde se resumia á atividades de promoção a saúde e prevenção de doenças, como por exemplo vacinação, assistência médico-hospitalar para poucas doenças e pessoas que não tema cesso pela previdência social.
A 8ª Conferência Nacional de Saúde foi um marco na história do SUS. Aberta em 17 de março de 1986 por José Sarney (O primeiro presidente civil após a ditadura), a primeira CNS a ser aberta á sociedade, a mesma acabou implantando o sistema SUDS (Sistema Unificado de Saúde) e um “convênio” com a previdência social e os governos estaduais. Em 5 de Outubro de 1988 foi a formação das bases para a secção da saúde. Foi um marco também pela saúde ter sido definida como “Direito de todos e dever do estado”.

PRINCÍPIOS DO SUS
Em 1990 o SUS teve seus princípios estabelecidos baseado no artigo 198 da Constituição Federal(1988). Princípios Ideológicos (Universalidade e integralidade) e Princípios Organizacionais (Descentralização, regionalização e hierarquização).
-Universalidade:
A Constituição Federal afirma, “A saúde é um direito de todos”, entende-se que o estado tem como obrigação prover saúde á todos os cidadãos.
-Integralidade:
Atenção á saúde inclui tanto os meios curativos quanto os preventivos, levando em consideração a necessidade de saúde da população mesmo que não sejam iguais os da maioria.
-Equidade:
Todos devem ter igualdade e oportunidade em usar o sistema de saúde.
-Participação da Comunidade:
Esse princípio também é chamado de “controle

Relacionados