ohfbkjdo

285 palavras 2 páginas
Sobre o capítulo 1, “A Antropologia no Quadro das Ciências” do livro: DAMATTA, Roberto. Relativizando, uma introdução à Antropologia Social. RJ: Ed. Rocco, 1987

01. Qual é a diferença mais crucial entre as Ciências Naturais e Ciências Sociais segundo o autor? Como ele justifica?
A Ciência Natural estuda fatos simples que podem ser isolados. Já a ciência social estuda fenômenos complexos de causalidade e determinação difícil de isolar. A ciência natural pode ser levada ao laboratório já a Social é difícil se determinar pois está acontecendo diariamente e muda de acordo com o ator, sendo impossível reprodução controlada.

02. Qual é a ideia de relativização defendida pelo autor?
Que são diferentes quando não se pode mostrar o resultado do estudo ao objeto estudado, nem a natureza pode falar diretamente ao investigador.

03. Qual a definição de Cultura e Sociedade para o autor?
Cultura está ligada as tradições no meio que o homem vive, e Sociedade é o conjunto de ações ordenadas de acordo com um plano de regras que a própria sociedade inventou.

04. Como o autor define o “Teatro da Origem do Homem”?
Uma visão utilitarista da cultura e sociedade corrente, onde o social é um fenômeno secundário em resposta aos elementos naturais.

05. Quais são os enganos desse teatro?
Fala do homem quando na verdade o que temos é sociedade e cultura, não falando delas deixa-se de lado a tarefa básica de explicar a diferença, e não falando da diferença inventa-se uma mentalidade ecologia a qual o homem não tem, pois ele somente reage ao ambiente que vive.

Relacionados