OGM's e AGM's

880 palavras 4 páginas
1. Introdução
OGM’s significa que em um organismo normal foi introduzido um novo tipo de gene de modo que este venha superar novas expectativas do homem. Em contrapartida, observamos que as modificações que esses organismos sofrem acarretam certa discórdia, pois ao superar expectativas do homem pode está ao mesmo tempo em contradição nos seus efeitos em animais, na terra e até mesmo no próprio homem criando um tipo de organismo que danifique a vida e o bem estar da sociedade.

2. Conceito
OGM’s e AGM’s são organismos aos quais se introduz um novo gene ou um conjunto de novos genes de forma que o mesmo adquira características pretendidas pelo homem favorecendo, assim, características desejadas, tais como: cor, tamanho e resistência às pragas. Estes organismos possuem alterações em trechos do genoma resultantes da tecnologia do DNA recombinante ou engenharia genética. Vale ressaltar que, todo transgênico é um organismo geneticamente modificado, mas nem todo OGM é um transgênico.

3. Finalidades
Os OGM’s e AGM’s apresentam uma série de finalidades, objetivando o beneficio do homem, através da modificação de um organismo já existente, alterando-o geneticamente, trazendo a tona características positivas que visam beneficiar a saúde e o bem estar da comunidade como: a capacidade de aumentar a produtividade agrícola, redução da aplicação de agrotóxicos, tornando assim, os alimentos mais nutritivos e saudáveis e o surgimento de novos tipos de medicamentos e até mesmo de terapias.

4. Riscos e benefícios
4.1. Riscos
As modificações que esses organismos sofrem acarretam certa discórdia, pois seus efeitos no homem, nos animais e até mesmo na terra são desconhecidos em longo prazo, podendo resultar irreversivelmente na poluição genética da vida como:
Os genes tóxicos que se introduzem nas plantas, tornando-as

Relacionados