Ofina de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Educacional João Durval Carneiro
Curso Técnico em Comércio
Eixo Gestão & Negócios

Oficina de Biologia – Conhecendo e manuseando o microscópio
Duração: 8 horas/aulas
Profª: Vera Lúcia Fernandes
Aluno: _________________________________________________________________
Data: __________________________________________________________________

“O conhecimento científico é vistocomo a construção de mentes humanas (e não um conjunto de verdades a serem descobertas), sempre sujeita a mudanças... e provisórias.” (W. Harlem)

Apresentação:

As aulas de laboratório podem, assim, funcionar como um contraponto das aulas teóricas, como um poderoso catalisador no processo de aquisição de novos conhecimentos, pois a vivência de uma certa experiência facilita a fixação doconteúdo a ela relacionado, descartando-se a idéia de que as atividades experimentais devem servir somente para a ilustração da teoria (Capeletto, 1992).
A aula prática é uma etapa de um processo que favorece o aprendizado por torná-la significativo, concreto e contextualizado. Esta oficina trata-se de um conjunto de aulas práticas muito simples. Ela está dividida em três etapas: Práticas emlaboratório, conhecendo e manuseando o microscópio e Observação de células da epiderme da cebola a partir de procedimentos viáveis usando o material disponível nos laboratórios da sua escola.
Á medida que as atividades se desenvolvam devem-se registrar suas observações e conclusões.
Um bom trabalho a todos

Justificativa:

A Oficina de Biologia tem como finalidade a capacitação dos jovens doespírito crítico, criatividade, persistência, raciocínio e curiosidade científica, organização de dados, pesquisa e clarividência dos resultados e na sua análise/ interpretação necessários ao investigador em ciências experimentais.
Pretende de essa forma complementar a parte teórica-prática da matéria lecionada em Biologia e desenvolver a perícia técnica e a familiaridade com o trabalho laboratorial.A palavra microscópio é de origem grega e significa micros, pequeno e scopein, observar, olhar com atenção. O microscópio óptico é um instrumento que tem por objetivo produzir imagens aumentadas de objetos tão pequenos que, ao exame da vista desarmada, não poderiam ser vistos. O microscópio compõe-se de um sistema óptico, as lentes, e de um sistema mecânico para sustentação das mesmas.Objetivos:
Identificar os componentes do microscópio
Correlacionar cada componente do microscópio a sua função
Manusear corretamente o microscópio ótico
Relacionar a imagem formada e os aumentos obtidos com o funcionamento do sistema ótico.

Desenvolvimento da oficina:

Texto: Boas Práticas em Laboratório
Dr. Martin Brendel
Antes de falar sobre conceitos básicos de segurança laboratorialprecisamos esclarecer “O que é um laboratório?”
Um laboratório (LAB) é um lugar de trabalho, para estudantes e pesquisadores, é um lugar de experimentação. O LAB não é um lugar de lazer ou de encontros sociais. Por isso é proibido comer, beber, fumar e fazer outras coisas prazerosas lá.
Regra básica importante:
Nunca entre um laboratório se você não tem uma coisa para fazer lá. E somente entre sevocê tiver permissão do chefe do LAB para entrar e trabalhar lá. Uma vez parte de uma equipe de um LAB você precisa lembrar todas as regras gerais, e às vezes também as específicas, como foram divulgadas ou ensinadas pelo chefe desse lugar e/ou num curso de segurança/biossegurança.
Porque você precisa saber todas as regras do LAB antes começar o seu trabalho?
Ha três razões:
1) Saber que o que épreciso fazer no LAB antes de entrar, facilita a execução do seu experimento e minimiza o tempo no LAB, oferecendo mais tempo por outros de trabalhar também lá. O mesmo espaço num LAB muitas vezes é ocupado por vários pesquisadores/estudantes e é praticamente impossível que todos trabalhem no mesmo tempo com os mesmos instrumentos. Quando há pessoas demais num LAB, o risco de ocorrer um erro de...
tracking img