Ofina de biologia

3622 palavras 15 páginas
Centro Educacional João Durval Carneiro
Curso Técnico em Comércio
Eixo Gestão & Negócios

Oficina de Biologia – Conhecendo e manuseando o microscópio
Duração: 8 horas/aulas
Profª: Vera Lúcia Fernandes
Aluno: _________________________________________________________________
Data: __________________________________________________________________

“O conhecimento científico é visto como a construção de mentes humanas (e não um conjunto de verdades a serem descobertas), sempre sujeita a mudanças... e provisórias.” (W. Harlem)

Apresentação:

As aulas de laboratório podem, assim, funcionar como um contraponto das aulas teóricas, como um poderoso catalisador no processo de aquisição de novos conhecimentos, pois a vivência de uma certa experiência facilita a fixação do conteúdo a ela relacionado, descartando-se a idéia de que as atividades experimentais devem servir somente para a ilustração da teoria (Capeletto, 1992).
A aula prática é uma etapa de um processo que favorece o aprendizado por torná-la significativo, concreto e contextualizado. Esta oficina trata-se de um conjunto de aulas práticas muito simples. Ela está dividida em três etapas: Práticas em laboratório, conhecendo e manuseando o microscópio e Observação de células da epiderme da cebola a partir de procedimentos viáveis usando o material disponível nos laboratórios da sua escola.
Á medida que as atividades se desenvolvam devem-se registrar suas observações e conclusões.
Um bom trabalho a todos

Justificativa:

A Oficina de Biologia tem como finalidade a capacitação dos jovens do espírito crítico, criatividade, persistência, raciocínio e curiosidade científica, organização de dados, pesquisa e clarividência dos resultados e na sua análise/ interpretação necessários ao investigador em ciências experimentais.
Pretende de essa forma complementar a parte teórica-prática da matéria lecionada em Biologia e desenvolver a perícia técnica e a familiaridade com o trabalho

Relacionados

  • Aula 1 biologia ofina ava
    1212 palavras | 5 páginas
  • Dislexia
    8288 palavras | 34 páginas
  • Projeto Carnalita
    173496 palavras | 694 páginas