Oficinas para ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Instituto de Ciências Exatas – ICEX Departamento de Matemática
Curso de Especialização em Matemática para Professores do Ensino Básico.

Oficinas – “Provas sem palavras”

Nome: Mirtes Aparecida de Figueiredo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Instituto de Ciências Exatas – ICEX Departamento de Matemática

Oficinas – “Provas sem Palavras”Monografia apresentada como parte da avaliação final da Especialização em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, sob orientação do Professor Alberto Berly Sarmiento Vera.

Nome: Mirtes Aparecida de Figueiredo

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por ter me dado força e coragem de realizar esse trabalho.

A minha família pelo amor e paciência.

Ao meu orientador Alberto Sarmiento,pela paciência, dedicação e orientação.

A matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza - uma beleza fria e austera, como a da escultura.
Bertrand Russell

SUMÁRIO

1 – Resumo.......................................................................................... 07 2 – Introdução..................................................................................... 09 3 – Capítulo I – Oficinas para Ensino Fundamental............................ 11 3.1 – Oficina 1 – Completando Quadrado...................................... 12 3.2 – Oficina 2 – Áreas de quadriláteros e triângulos..................... 15 3.3 – Oficina 3 – Ângulos internos e externos.................................20 3.4 – Oficina 4 – Teorema dePitágoras......................................... 25 3.5 – Oficina 5 – Média Aritmética e Geométrica............................27 3.6 – Oficina 6 – Desigualdades Proporcionais.............................. 30 3.7 – Oficina 7 – Soma dos números inteiros................................. 34 4 – Capítulo II – Oficinas para Ensino Médio............................. 37 4.1 – Oficina 8 – SomaGeométrica............................................... 38 4.2 – Oficina 9 – Série Geométrica................................................ 41 4.3 – Oficina 10 – Tangente do ângulo metade............................. 44 4.4 – Oficina 11 – Seno da diferença............................................. 47 4.5 – Oficina 12 – Seno da soma................................................... 50 4.6 – Oficina 13 – Seno e Cosseno de 15graus........................... 52 5 – Conclusão....................................................................................... 54 6 – Referências Bibliográficas............................................................... 55

1 – RESUMO
Este trabalho mostra a criação de oficinas para serem aplicadas em sala de aula baseada em observações e relações entre a álgebra, aritmética e geometria,tem como objetivo motivar os alunos a pensarem e descobrirem a relação, mesmo que isso seja feito com ajuda através do procedimento e do desenvolvimento. As oficinas aqui apresentadas proporcionam aos alunos o resgate de experiências, e a partir de interações com o professor, reconstroem um outro conhecimento. Permite também despertar nos alunos a buscar por soluções, reflexões e hipóteses. Issoé possível, com a capacidade de interação do professor com o aluno, devido o professor pesquisar e planejar as aulas de acordo com a realidade deles. Como resultado da aplicação de algumas destas oficinas destaca-se a observação, a relação e a investigação por parte dos alunos. O professor ao planejar, orientar, observar, instigar, organizar e registrar as atividades em sala de aula, possui umconjunto de parâmetros que o habilita a fazer uma avaliação contínua de todo o processo de aprendizagem. Nesse processo, estão envolvidos ele próprio, os alunos, o material e a metodologia utilizados. Isso permite ao professor reformular a cada momento suas práticas pedagógicas e melhor adaptá-las às condições de sala de aula.

Palavras-chaves: oficina, observação e relação.

2 - INTRODUÇÂO...
tracking img