Oficina fisica anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na figura abaixo, estão representadas três forças . Na escala dada, cada lado do quadriculado equivale a 1N.



Pode afirmar que o módulo da resultante das forças dada pela soma vetorial , vale

Escolher uma resposta. a. 10 N
b. 3 N
c. 15 N
d. 5 N
e. 8 N

Comentário para resposta correta: Parabéns!! A partir do método do polígono, obtêm –se uma forçaresultante cujas componentes nas direções x e y tem intensidades 8N e 6N, respectivamente. Pelo teorema de Pitágoras, obtêm-se a intensidade da força resultante igual a 10N.
.Correto
Notas relativas a este envio: 1/1..Question 2
Notas: 1 Conta a lenda que o físico e matemático italiano Galileu Galilei, para convencer seus contemporâneos de sua teoria sobre os corpos em queda livre, teria abandonadodo alto da Torre de Pisa bolas de canhão de massas diferentes verificando que elas atingiam o chão no mesmo tempo. Isso pode ser explicado, pois:

Escolher uma resposta. a. o tempo de queda de um corpo em queda livre é proporcional à sua massa
b. a velocidade de um corpo em queda livre é inversamente proporcional a sua massa
c. corpos em queda livre caem com movimento acelerado e ovalor desta aceleração não depende de suas massas
d. corpos em queda livre caem com velocidade constante e esta velocidade não depende de suas massas
e. a velocidade de um corpo em queda livre é proporcional à sua massa

Comentário para resposta incorreta: Ainda não foi desta vez. Mas não desista. Volte a estudar na Aula 3 a parte referente a aceleração da gravidade e quedalivre.
.Errado
Notas relativas a este envio: 0/1..Question 3
Notas: 1 Um pedaço de 500g de um certo metal recebeu calor de uma fonte térmica a uma taxa constante de 200 cal por minuto e sua temperatura foi anotada em função do tempo obtendo-se a seguinte tabela:



Determine o calor específico do metal:

Escolher uma resposta. a. 0,4 cal/g°C
b. 0,8 cal/g°C
c. 1,2 cal/g°Cd. 0,2 cal/g°C
e. 0,6 cal/g°C

Comentário para resposta incorreta: Ainda não foi desta vez. Mas não desista. Volte a estudar na Aula 8 a parte referente ao calor sensível.
.Errado
Notas relativas a este envio: 0/1..Question 4
Notas: 1 Uma pessoa empurra uma caixa de massa 100kg sobre uma superfície horizontal, com uma força constante de módulo F = 300 N, conforme mostra a figura.Sabe-se que a caixa sofre uma força de atrito contrária ao seu movimento de intensidade constante FAT = 100N.

Pode-se dizer que a aceleração adquirida pela caixa é de:

Escolher uma resposta. a. 3,0 m/s2
b. 2,0 m/s2
c. 1,0 m/s2
d. 5,0 m/s2
e. 4,0 m/s2

Comentário para resposta correta: Parabéns!! Utilizando a segunda lei de Newton, tem-se F – FAT = ma300 – 100 = 100.a a = 2m/s2.
.Correto
Notas relativas a este envio: 1/1..Question 5
Notas: 1 No esquema a seguir os corpos A e B têm massas MA = 2kg e MB = 4kg, respectivamente, e podem se deslocar sem atrito sobre a superfície horizontal da figura. Uma força horizontal de módulo F = 18N é aplicada no corpo A e o sistema adquire uma aceleração constante e horizontal para a direita.Pode-se afirmar que a força de tração no fio que liga os dois corpos tem uma intensidade de:

Escolher uma resposta. a. 4,0 N
b. 6,0 N
c. 9,0 N
d. 3,0 N
e. 12,0 N

Comentário para resposta correta: Parabéns!! Utilizando a segunda lei de Newton para o sistema A + B tem-se F = (mA + mB) a 18= 6.a a = 3m/s2. Aplicando a lei de Newton para o bloco B, tem-se T =mB.a T =4.3 T = 12N.
.Correto
Notas relativas a este envio: 1/1..Question 6
Notas: 1 No dia 12 de setembro de 2003, podemos presenciar um fenômeno astronômico raro: Marte, o quarto planeta mais distante do Sol, teve sua máxima aproximação da Terra nos últimos 60 mil anos. Após percorrer mais de 50 milhões de quilômetros, a luz que dele recebemos o fez aparecer como o corpo mais brilhante do céu...
tracking img