Oficina faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CIDADANIA
A cidadania tem dois aspectos: (1) o institucional, porque envolve o reconhecimento explícito e a garantia de certos direitos fundamentais, embora sua institucionalização nunca seja constante e irredutível; (2) e o processual, porque as garantias civis e políticas, bem como o conteúdo substantivo, social e econômico, não podem ser vistos como entidades fixas e definitivas, mas apenascomo um processo em constante reafirmação, com limiares abaixo dos quais não há democracia. Democrático, no sentido liberal, é o país que, além das garantias jurídicas e políticas fundamentais, institucionaliza amplamente a participação política.
Para um desenvolvimento e melhoria na sociedade, é nécessária investir na aducação, saneamento básico, saude etc.

PROJETO DE ONG DE CIDADANIA
No dia29 de março de 2012 foi assinado o protocolo de intenções com os novos parceiros do Projeto Rede Conhecimentos Livres, que terá como objetivo a captação de sucata eletrônica e capacitação multimídia em software-livre. Também serão instalados novos laboratórios e um ciclo de capacitações que serão oferecidas no laboratório da Moradia e Cidadania/MG.

Instituições se juntam para fortalecer ametodologia da Rede Conhecimentos Livres - projeto criado pela Moradia e Cidadania que abrange: atividades de captação de sucata tecnológica, ativação de laboratórios equipados com software livre e capacitação multimídia.

Instituições da região metropolitana de Belo Horizonte formarão um consórcio. A assinatura do protocolo de intenções para ampliação da Rede elevará a participação em programas doGoverno Federal. Estes programas estão distribuídos em regiões mais afastadas da região metropolitana, mas pode-se observar que são necessários para a consolidação de outras políticas públicas como a economia solidária e a política nacional de resíduos sólidos. Através destes programas e do reconhecido trabalho, a ONG pretende aumentar o público beneficiado e equalizar as diferenças deacessibilidade que são tão comuns por todo o estado de Minas Gerais.

O desafio é grande, mas é este sentimento que reanima e dá estímulo a equipe. Vale lembrar que em 2005 o trabalho começou com um pequeno grupo de instituições, e em 2008 já contava com 08 laboratórios em funcionamento simultâneo.

A Moradia e Cidadania agradece a todos que já participaram do projeto, e convida para participarem destenovo momento, em especial os colaboradores da Caixa Econômica Federal.

CARTILHA DE UMA CIDADANIA
Ser solidário
Solidariedade é um laço que nos vincula a outros indivíduos. Hoje, é uma palavra de ordem para a harmonia social. Prestar o bem aos semelhantes, ajudá-los, mostrar compreensão, honestidade e preocupação com todas as pessoas é uma das maiores virtudes que se pode ter, uma ferramenta dasmais sólidas para construirmos uma sociedade mais justa.

Ter respeito
Seja no trânsito, na escola, no trabalho, na rua ou dentro do ônibus, respeitar as outras pessoas é princípio básico para também ser respeitado. Não esqueça: a liberdade de uma pessoa termina onde começa a liberdade da outra.

Ser sincero
Quando buscamos a confiança de outras pessoas, devemos ser sinceros em tudo o quefazemos, em nossas palavras, em nossas ações e em nossos pensamentos. Não deixe espaço para a hipocrisia, para a mentira, para a falsidade e para a traição. Sendo sinceros, ganhamos lealdade, confiança e, mais facilmente, a amizade de outras pessoas.

Dizer sempre a verdade
Dizendo a verdade, ganha-se confiança. Com a confiança, ganha-se a amizade. A harmonia e o progresso social dependem, emuito, dessas qualidades.

Cooperar
Participar é sempre fundamental. A cooperação mútua entre as pessoas de bons valores constrói caminhos de esperança para toda a sociedade.

Não agredir seu semelhante
Seja por palavras ou fisicamente, violência sempre gera mais violência. Devemos sempre dizer não a qualquer tipo de violência e agressão.

Ter bondade, educação e responsabilidade
Ser...
tracking img