Oficina do papel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OFICINA DO PAPEL RECICLADO

1) O que é reciclar: Mostrar tudo o que podemos fazer através da reciclagem e reaproveitamento dos materiais que poderiam ir para o lixo.
2) Dinâmica de reciclagem e reaproveitamento do papel e outros materiais
3) Enfatizar os 4 Rs e seu significado para minimizar o impacto ambiental.
4) Mostrar outros materiais reciclados.-----------------------------------------------------------------------------------------------

INTRODUÇÃO: Durante milênios todo o papel era feito a mão, com fibras vegetais. Somente no final do século XVIII é que se passou a produzir papel industrialmente, em grandes quantidades. A partir dai, passou-se a usar papel em quase tudo. Tente imaginar hoje em dia, a quantidade de papel que jogamos fora.
Atualmente, há umnúmero cada vez maior de pessoas que se interessam pela reciclagem de papel, como forma de evitar o desperdício, pois o papel vem da madeira, e madeira não e coisa que fique desperdiçando por ai. Para cada folha de papel, é necessárias o corte de 2 árvores, de onde é retirada a celulose, matéria principal na produção do papel. As mais utilizadas são o Eucalipto e o Pinus.
Vamos nestaoficina ensinar como se recicla o papel, a fim de reutilizarmos o mesmo!


O quê é RECICLAR? É TRANSFORMAR (Ex. o papel velho em novo novamente, o vidro em um novo material de vidro, o garrafa de plástico em vassoura, roupas, ou em uma nova garrafa, etc....)


MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- 1 liquidificador;
- 1 bacia grande;
- 1 bacia menor;
- papel velho, podeser jornal, revistas, lista telefônica, etc;
- telas quadradas com mosqueteiro, ou meia calça velha;
- pedaços de pano, ou TNT do tamanho da tela;


DINÂMICA:
1) Pedir que as crianças ajudem a picar papel.
2) Colocar todo o papel picado na bacia menor com água. Deixar de molho. 4 dias é suficiente para as fibras do papel amolecerem.
3) Verificar se opapel está pronto para ser utilizado da seguinte forma: um papel seco faz barulho quando o rasgamos. O papel que está de molho, se o rasgarmos, ele não fará barulho, estando assim, pronto para ser utilizado.
4) Pegar o copo o liquidificador e encher até a metade de água, e depois colocar um punhado do papel que estava de molho. Coloca-se primeiro a água, para que o papel, não enrosque na hélicee queime o liquidificador.




ATENÇÃO: Lembrar que as crianças somente poderão utilizar este aparelho
com a ajuda de um adulto!!




5) Bater o papel por uns 10 segundos.
6) Numa bacia grande, colocar um pouco de água, e despejar o papel triturado na mesma. DICA: quanto mais água tiver na bacia, mais fino será o papel, quanto menos água, mais grosso eleficará, tipo papelão.


OBS: Não despejar todo o papel triturado na bacia. Deixe um pouco no liquidificador, para posteriormente, mostrarmos como se fazem as letrinhas ecológicas! Caso haja tempo, quando for fazer as letras, bata mais papel no liquidificador.
7) Dê uma mexida para deixar a mistura entre a água e o papel triturado homogênea. Pegue uma telinha e mergulhe virada para cima.Encoste-a bem no fundo, para que o papel se deposite sobre a tela.
8) Levante, deixe escorrer o excesso de água, e coloque sobre a mesa.
9) Pegue agora um dos paninhos, e suavemente, deposite-o sobre a tela, sem mexer, para não estragar o papel. Lembre as crianças que do jeito que o pano ficou sobre a tela, assim ele deverá ficar, caso fique errado, convém começar todo o processonovamente.
10) Com o pano na tela, vire-a de cabeça para baixo, com cuidado.
11) Para sugar o excesso de água que ainda ficou na tela, utiliza-se uma esponja. Apertando-a, sem esfregar, retira-se o excesso da água, colocando-a de volta na bacia grande.
12) Feito isso, com cuidado, retira-se a tela devagar, puxando pelas extremidades. A tela irá sair e o papel ficará grudado no pano....
tracking img