Oficina de leitores e contadores de história

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FORMAÇÃO DE LEITORES E CONTADORES DE HISTÓRIAS

Participei da Oficina “Formação de Leitores e Contadores de Histórias” na Biblioteca Municipal do Serraria – Diadema/SP., com cargahorária de 30 (trinta) horas.
O curso foi sempre de segunda-feira, no horário das 18:30 às 21:00 horas no período de 16 de agosto à 29 de novembro de 2010.
No desenvolvimento das atividades tive aoportunidade de ouvir diversas leituras e sempre depois da leitura era estimulada a praticar a escrita.
Ana Maria Machado, Denise Milan, Haroldo de Campos, Luís Pimentel, Tatiana Belinky, RuthRocha, Lygia Fagundes Telles, José Saramago, Milton Hatoum entre outros foram os autores explorados durante a oficina.
Houve orientação para usar recursos estratégicos ao contar uma história. Fantoches,bonecos, marionetes, varinhas, roupas de personagens, música, tecidos, caixas decoradas, entre outros, viram ferramentas simples, mas com um apelo lúdico, chamando a atenção e envolvendo as criançasdurante a contação de uma história.
Um dos dias mais importantes da oficina foi quando tive a oportunidade de participar de um bate papo com Milton Hatoum. O encontro com o escritor foi naBiblioteca Olíria de Campos Barros, localizada na Av. Sete de Setembro, 468 – Centro - Diadema – SP.
Milton Hatoum nasceu em Manaus, em 1952. Foi professor de literatura da Universidade Federal doAmazonas e professor visitante da Universidade da Califórnia (EUA). É colunista de O Estado de São Paulo e do site Terra Magazine. Possui um livro de contos, A Cidade Ilhada (2009), além dos romances Relatode um Certo Oriente (1989), Dois Irmãos (2000), Cinzas do Norte (2005) e Órfãos do Eldorado (2008) que renderam ao autor o prestígio internacional e diversos prêmios, como o Jabuti, o PortugalTelecom, o Grande Prêmio da Crítica APCA, o Prêmio Livro do Ano e o Prêmio BRAVO! de Literatura. Seus livros já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil e foram traduzidos em oito países, como a...
tracking img