Oficina de língua portuguesa iv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1197 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Assinale, de acordo com o texto, a alternativa que representa o que levou Martinha a acordar com a alma escura.
R:e. A certeza de que não foi nem seria tão bem-aventurada como previu sua família.

2-Quando dialoga com sua possível leitora, o narrador enfatiza que:
R:d. A juventude deve ser aproveitada intensamente, a fim de que, na velhice, as mulheres não sofram com os danos causados pelotempo.

3- Analise as afirmações apresentadas a seguir:

I. Em – Martinha ia nos seus... – a suspensão do pensamento, marcada pelo emprego das reticências, ocorre em função das projeções que o narrador passa a fazer sobre a idade da personagem.
II. Na oração – Pai e mãe morreram, e cedo. – o termo em destaque está empregado com valor adverbial, estabelecendo relação de tempo.
III. A fraseinicial do penúltimo parágrafo do texto, em discurso direto da personagem Martinha, assumiria a seguinte redação: − A culpa desta solidão a quem pertence? − Ao destino ou a mim? − Eu creio, às vezes, que ao destino; às vezes, acuso-me a mim própria.
Está correto o que se afirma em:
R:e. I, II e III.

4-Assinale a alternativa que melhor reescreve o trecho a seguir, mantendo-se o sentido dotexto:
É pior: deixemos recordações aborrecidas.
R:d. É pior. Convém deixarmos recordações aborrecidas.

5-Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não soupropriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.
R:e. De um texto autobiográfico.

6-(SJRP-Jundiaí) Cada um dos períodos apresentados a seguir foi redigido de cinco formasdiferentes. Leia com atenção e selecione a alternativa que corresponde ao período que tem a melhor redação, considerando correção, clareza, concisão e elegância.
R:. Um sentimento pungente me dominava, abafando uma vaga, uma imprecisa sensação de sarcasmo.

7-Comparando a fala do primeiro balão com a do último, é correto afirmar que:
ERRADA:a. Sob o ponto de vista conceitual, a expressão “lei daselva” tem uma extensão mais ampla que “lei da gravidade”, que tem sentido especializado.

8-A imagem no segundo quadrinho:
R: b. Comprova que a lei da selva é válida em todas as situações.

9-(IBGE – adaptada) Nos textos a seguir, os parágrafos foram colocados, propositalmente, fora de sua sequência lógica. Numere os parênteses de 1 a 5, de acordo com a ordem em que os parágrafos devemaparecer para que o texto tenha sentido:
( ) Não conseguindo fazer a reposição da energia física e mental, os trabalhadores de baixa renda tornam-se as maiores vítimas de doenças, comprometendo até mesmo a sua força de trabalho.
( ) Quando realizamos um trabalho, gastamos certa quantidade de energia física e mental.
( ) E a situação torna-se ainda mais grave quando o trabalhador se vê forçado aprolongar sua jornada de trabalho, a fim de aumentar seus rendimentos e atender às suas necessidades.
( ) Não conseguindo fazer a reposição da energia física e mental, os trabalhadores de baixa renda tornam-se as maiores vítimas de doenças, comprometendo até mesmo a sua força de trabalho.
( ) Quando realizamos um trabalho, gastamos certa quantidade de energia física e mental.
( ) E a situaçãotorna-se ainda mais grave quando o trabalhador se vê forçado a prolongar sua jornada de trabalho, a fim de aumentar seus rendimentos e atender às suas necessidades.
( ) Portanto, quanto maior a jornada de trabalho, maior será seu desgaste físico e mental, afetando, desse modo, ainda mais, a sua saúde.
( ) A energia despendida precisa ser reposta por meio de uma alimentação adequada, do descanso em...
tracking img