Oficina de física

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1209 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1
Notas: 1
(Mackenzie – SP) Um raio luminoso monocromático, ao passar do ar (índice de refração =1,0) para a água, reduz sua velocidade de 25%. O índice de refração absoluto da água para esse raio luminoso é de aproximadamente:

Escolher uma resposta.
a. 1,2
b. 1,3
c. 1,5
d. 1,4
e. 1,6
Comentário para resposta correta: Parabéns!! Pela definição de índice de refração,temos n = c/v n = c/0,75c n ≅ 1,3

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
Na figura dada, temos representados os vetores, . Assinale a alternativa que representa uma relação correta entre esses vetores.



Escolher uma resposta.
a.
b.
c.
d.
e.
Comentário para resposta incorreta: Ainda não foi desta vez. Mas não desista. Volte a estudarna Aula 4 a parte referente a soma vetorial.

Errado
Notas relativas a este envio: 0/1.
Question 3
Notas: 1
O pneu de um automóvel contém 30 litros de ar a uma pressão de 2,0 atm, quando a temperatura é de 27°C. Após uma longa viagem num dia de sol quente, a temperatura do pneu sobe para 87°C . Supondo que durante a viagem o volume do pneu não tenha se alterado, determine a pressão do ar nointerior do pneu após a viagem e assinale a opção mais próxima do valor obtido:

Escolher uma resposta.
a. 2,4 atm
b. 1,2 atm
c. 2,0 atm
d. 1,8 atm
e. 3,0 atm
Comentário para resposta correta: Parabéns!! Considerando que é uma transformação isovolumétrica, temos po/To = p/T 2/300 = p/360 p = 2,4 atm

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
A1,50m de distância de um espelho plano vertical, situa-se um observador que visa o espelho. Atrás do observador e à distância de 0,5m dele, situa-se um vaso de 1,40m de altura, como mostra a figura abaixo:



O tamanho mínimo do espelho para que o observador, convenientemente colocado em “O” possa ver a imagem inteira do vaso deve ser de:

Escolher uma resposta.
a. 0,60 m
b. 1,20 mc. 2,40 m
d. 0,80 m
e. 0,20 m
Comentário para resposta correta: Parabéns!! Por semelhança de triângulos temos x/1,4 = 1,5/3,5 x = 0,6cm

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 5
Notas: 1
O esquema a seguir mostra um gás, contido em um cilindro, à pressão atmosférica po , que ocupa um volume Vo, à temperatura ambiente To (em kelvin). O cilindro contém um pistão,de massa desprezível, que pode mover-se sem atrito e que pode até, em seu limite máximo, triplicar o volume inicial do gás. Esse gás sofre duas transformações sucessivas, descritas abaixo:

1) A partir do estado inicial, ele é aquecido sofrendo uma expansão à pressão constante até seu volume atingir o máximo que o sistema permite.

2) Em seguida, sob volume constante, é novamente aquecido atésua temperatura atingir seis vezes a temperatura inicial To.



Pode-se dizer que durante as duas transformações, o trabalho total realizado por esse é igual a:

Escolher uma resposta.
a.
b.
c.
d.
e.
Comentário para resposta incorreta: Ainda não foi desta vez. Mas não desista. Volte a estudar na Aula 9 a parte referente ao calculo do trabalho realizado por um gás.Errado
Notas relativas a este envio: 0/1.
Question 6
Notas: 1
Na figura abaixo, estão representadas três forças . Na escala dada, cada lado do quadriculado equivale a 1N.



Pode afirmar que o módulo da resultante das forças dada pela soma vetorial , vale

Escolher uma resposta.
a. 15 N
b. 8 N
c. 10 N
d. 5 N
e. 3 N
Comentário para resposta correta: Parabéns!! Apartir do método do polígono, obtêm –se uma força resultante cujas componentes nas direções x e y tem intensidades 8N e 6N, respectivamente. Pelo teorema de Pitágoras, obtêm-se a intensidade da força resultante igual a 10N.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 7
Notas: 1
Um pedaço de 500g de um certo metal recebeu calor de uma fonte térmica a uma taxa constante de 200 cal...
tracking img