Oficina de física com respostas

O esquema a seguir mostra um gás, contido em um cilindro, à pressão atmosférica po , que ocupa um volume Vo, à temperatura ambiente To (em kelvin). O cilindro contém um pistão, de massa desprezível,que pode mover-se sem atrito e que pode até, em seu limite máximo, triplicar o volume inicial do gás. Esse gás sofre duas transformações sucessivas, descritas abaixo:

1) A partir do estado inicial,ele é aquecido sofrendo uma expansão à pressão constante até seu volume atingir o máximo que o sistema permite.

2) Em seguida, sob volume constante, é novamente aquecido até sua temperaturaatingir seis vezes a temperatura inicial To.



Pode-se dizer que durante as duas transformações, o trabalho total realizado por esse é igual a:

Escolher uma resposta.
a.
b.
c.
d.2p0v0 (CORRETA)
e.
Question 2
Notas: 1
Um projétil de massa 50g é disparado horizontalmente por uma arma, com uma velocidade inicial de 400m/s. Imediatamente após abandonar a arma ele atingeum bloco de madeira penetrando 20cm até parar. Nestas condições, pode-se dizer que o trabalho das forças resistivas sobre a bala, durante sua penetração no bloco de madeira, foi igual à:

Escolheruma resposta.
a. + 4.000J
b. + 8.000J
c. – 8.000J
d. – 1.000J
e. – 4.000J (CORRETA)
Question 3
Notas: 1
(UFRJ – RJ) Para frear e parar completamente um corpo de massa M1, que semove livremente com uma certa velocidade, é necessário aplicar uma força de módulo igual a 10N durante 20s. Para fazer a mesma coisa com um objeto de massa M2, que tem a mesma velocidade do corpo demassa M1, são necessários 20N, em módulo, aplicados durante 20s.

Calcule a razão M1/M2 entre as massas dos corpos.

Escolher uma resposta.
a. 2
b. 1/3
c. 1
d. 1/2 (CORRETO)
e. 3Question 4
Notas: 1
Na figura dada, temos representados os vetores, . Assinale a alternativa que representa uma relação correta entre esses vetores.



Escolher uma resposta.
a.
b....
tracking img