Oficina de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1632 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta
Escolher uma resposta.
a. A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientesem relação ao destino de lixo.
b. A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.
c. O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão, Esse resultado decorre daconscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.
d. O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.
e. O lixo produzido nascidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta está correta, pois a questão refere-se ao aspecto sócio-econômico, assim, pode gerar emprego.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1. Letra "D "
. Question 2Notas:1
A dengue continua sendo um problema de saúde pública para o Estado do Rio de Janeiro. Assim, conhecendo-se o causador da dengue e seu vetor, podemos usar como medidas profiláticas a:
Escolher uma resposta.
a. eliminação dos insetos vetores do vírus causador dessa doença.
b. eliminação dos insetos vetores da bactéria causadora dessa doença.
c. distribuição de antibióticos contra abactéria causadora dessa doença.
d. exterminação de ratos vetores do vírus causador dessa doença.
e. vacinação em massa da população contra a bactéria causadora dessa doença.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta está correta, pois a dengue é causada pelo vírus flavivirus, que é transmitido aos seres humanos através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.
.Correto
Notasrelativas a este envio: 1/1. LETRA " A"
Question 3
Notas: 1
Casos de leptospirose crescem na região
M.P.S. tem 12 anos e está desde janeiro em tratamento de leptospirose. Ela perdeu a tranqüilidade e encontrou nos ratos, (…), os vilões de sua infância. “Se eu não os matar, eles me matam”, diz. Seu medo reflete um dos maiores problemas do bairro: a falta de saneamento básico e o acúmulo de lixo…(O Estado de S. Paulo, 31/07/1997)
Oito suspeitos de leptospirose
A cidade ficou sob as águas na madrugada de anteontem e, além de 120 desabrigados, as inundações estão fazendo outro tipo de vítimas: já há oito suspeitas de casos de leptospirose (…) transmitida pela urina de ratos contaminados.
(Folha de S. Paulo, 12/02/1999)
As notícias dos jornais sobre casos de leptospirose estãoassociadas aos fatos: I. Quando ocorre uma enchente, as águas espalham, além do lixo acumulado, todos os dejetos dos animais que ali vivem.
II. O acúmulo de lixo cria ambiente propício para a proliferação dos ratos.
III. O lixo acumulado nos terrenos baldios e nas margens de rios entope os bueiros e compromete o escoamento das águas em dias de chuva.
IV. As pessoas que vivem na região assolada pelaenchente, entrando em contato com a água contaminada, têm grande chance de contrair a leptospirose.
A sequência de fatos que relaciona corretamente a leptospirose, o lixo, as enchentes e os roedores é:

Escolher uma resposta.
a. II, IV, I e III
b. I, II, III e IV
c. IV, III, II e I
d. I, III, IV e II
e. II, III, I e IV
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta está...
tracking img