Oficina de Biologia respostas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÃO 1
Notas: 1
Casos de leptospirose crescem na região
M.P.S. tem 12 anos e está desde janeiro em tratamento de leptospirose. Ela perdeu a tranquilidade e encontrou nos ratos, (…), os vilões de sua infância. “Se eu não os matar, eles me matam”, diz. Seu medo reflete um dos maiores problemas do bairro: a falta de saneamento básico e o acúmulo de lixo…
(O Estado de S. Paulo, 31/07/1997)Oito suspeitos de leptospirose
A cidade ficou sob as águas na madrugada de anteontem e, além de 120 desabrigados, as inundações estão fazendo outro tipo de vítimas: já há oito suspeitas de casos de leptospirose (…) transmitida pela urina de ratos contaminados.
(Folha de S. Paulo, 12/02/1999)
As notícias dos jornais sobre casos de leptospirose estão associadas aos fatos:
I. Quando ocorre umaenchente, as águas espalham, além do lixo acumulado, todos os dejetos dos animais que ali vivem.
II. O acúmulo de lixo cria ambiente propício para a proliferação dos ratos.
III. O lixo acumulado nos terrenos baldios e nas margens de rios entope os bueiros e compromete o escoamento das águas em dias de chuva.
IV. As pessoas que vivem na região assolada pela enchente, entrando em contato com a águacontaminada, têm grande chance de contrair a leptospirose.
A sequência de fatos que relaciona corretamente a leptospirose, o lixo, as enchentes e os roedores é:
Escolher uma resposta.

d. II, III, I e IV
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta está correta, pois a leptospirose é transmitida através da urina do rato presente nas águas das enchentes.
Question2
Notas: 1
Natabela, estão assinaladas a presença (+) ou ausência (-) de alguns componentes encontrados em três diferentes tipos celulares (A, B e C).
COMPONENTES TIPOS CELULARES
A B C
Envoltório nuclear + - +
Ribossomos + + +
Mitocôndrias + - +
Clorofila - + +
Retículo endoplasmático + - +
A, B e C pertenceriam, respectivamente, a organismos

a. eucariotos, procariotos e eucariotos.
Comentárioresposta correta: Parabéns! Esta resposta está correta, pois as células A e C apresentam envoltório nuclear, portanto são Eucariontes. Já a célula B não apresenta envoltório nuclear, portanto é Procarionte.
Question3
Notas: 1
O fenômeno genético responsável pela criação de novos alelos e com conseqüente geração de variabilidade nas populações é:
Escolher uma resposta.

d. Mutação gênica.Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta está correta, pois a mutação gênica representa qualquer alteração na sequência de nucleotideos de um determinado gene (pequeno pedaço do DNA). Portanto é capaz de gerar novos genes.
Question4
Notas: 1
Considere as seguintes características:
I. Respiração pulmonar saculiforme.
II. Fecundação interna.
III. Membros locomotores.
IV. Pele finae úmida.
V. Presença de ovo com casca calcária. .
As principais características evolutivas que proporcionaram aos répteis vida mais independente do ambiente aquático e a conquista do ambiente terrestre são, apenas,

e. II e V.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta está correta, pois a fecundação interna garante a independência da água para reprodução e o ovo com cascapermite o desenvolvimento do embrião fora do corpo da mãe.

Question5
Notas: 1
As crescentes emissões de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), entre outros, têm causado sérios problemas ambientais, como, por exemplo, a intensificação do efeito estufa. Estima-se que, dos 6,7 bilhões de toneladas de carbono emitidas anualmente pelas atividades humanas, cerca de 3,3 bilhõesacumulam-se na atmosfera, sendo os oceanos responsáveis pela absorção de 1,5 bilhão de toneladas, enquanto quase 2 bilhões de toneladas são seqüestradas pelas formações vegetais.
Assim, entre as ações que contribuem para a redução do CO2 da atmosfera, estão a preservação de matas nativas, a implantação de reflorestamentos e de sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas de matas degradadas....
tracking img