Oficina de beleza para pessoas especiais " sempre belo"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 Histórico:
Associação de Pais e Amigos Deficientes Auditivos de Lauro de Freitas – APADALF, foi fundada em 12 de fevereiro de 2001 e um ano depois, em função da demanda por um atendimento educacional especializado às pessoas com deficiências, foi criado o Educandário Marisa Pitanga, tendo como mantenedora a APADALF.
O Educandário Mariza Pitanga, reconhecida como escola de ensino Especialperante os órgãos competentes, tem o propósito de atender crianças, jovens e adultos com deficiência e dar suporte aos alunos com necessidades especiais no ensino regular, no mercado de trabalho e na sociedade.
Trabalhando junto à comunidade e órgãos públicos, para obter o reconhecimento de um trabalho com muita seriedade o Educandário Mariza Pitanga sempre buscou oferecer, não só um conjunto deserviços, mas uma maneira de ver a pessoa com deficiência como um cidadão digno, tendo seus direitos assegurados por lei. Uma escola que tem como missão “Proporcionar educação e inclusão social de pessoas com deficiências na sociedade”.
O Educandário conta com sete professores para atender 96 alunos especiais nos Projetos: espaços pedagógicos, educação ambiental, oficina de horta e jardinagem,cursos de artesanato e Futebol, além de eventos com a participação das famílias e da comunidade local.
O Marisa Pitanga está de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva que prevê a garantia do direito à educação para todas as crianças brasileiras com necessidades educacionais especiais. Um dos focos da nova política pública é a garantia do ensino regularconjugado com o atendimento educacional especializado.








2. Justificativa

Apesar do processo de transformação do município de Lauro de Freitas visando o bem estar da população, há ainda muito que ampliar e aprimorar dentro da concepção de inclusão social das pessoas com deficiências.
Resultados do Censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dãoconta da existência de 45 milhões e 600 mil pessoas com algum tipo de deficiência em todo o país, sendo 2000 pessoas em Lauro de Freitas.
O Educandário Mariza Pitanga prevê a realização do projeto “Oficina de Beleza para Pessoas Especiais” com a finalidade de contemplar ações voltadas para a identificação das potencialidades dos alunos especiais bem como o desenvolvimento de suas competências ehabilidades necessárias à iniciação para o trabalho, e através do trabalho, construir uma vida mais independente e autônoma.

O projeto já existe de forma menos intensificada, mas com a compra de equipamentos, mobiliários e materiais de salão de beleza (Cadeiras, mesa de manicure, lavatório, espelho, secadores, alicates, estantes e outros) será possível montar um espaço real onde todos sesentirão incluídos e estimulados ao auto cuidado.

Os alunos especiais terão a oportunidade de realizar simples tarefas como pentear o cabelo, lavar, secar com uso de equipamento, pintar unhas, enfim, tarefas simples a qualquer pessoa, mas muitas vezes complexas à pessoa com deficiência.

É importante ressaltar que muitos não freqüentam espaços como este na comunidade, pois são os própriosfamiliares que cortam o cabelo e as demais ações nem são de sua realidade, como pintar unha e realizar massagens.

As mães e familiares também farão uso do “Salão” em um clima de integração com usuários, inclusive aproximando as mães nas tarefas diretas com seus filhos.
Destacamos aqui a importância da realização deste projeto, pois o mesmo trata-se de um trabalho interativo e coletivo entre os alunosespeciais e familiares envolvidos, além de possibilitar que os usuários tenham direitos e suas condições respeitadas sem nenhum tipo de exclusão

3. Descrição/Metodologia:
O Projeto “Oficina de Beleza para Pessoas Especiais” será desenvolvido dentro das atividades do Educandário Mariza Pitanga e o cronograma do projeto começará em março/2013 e se estenderá até Dezembro/2013 e todas as turmas...
tracking img