Oficina de aprendizagem - oficina de língua portuguesa ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O COMPUTADOR
O computador é uma máquina que processa informações eletronicamente, na forma de dados, e pode ser programado para as mais diversas tarefas.
 As fases do processamento são:
* "Entrada de dados (Informações iniciais)
* Processamento (Instruções)
* Saída de dados (Resultados)

Vamos supor que você tenha solicitado ao computador somar 2 + 2. Os dados entram no computadoratravés do teclado, a Unidade Central os processa e envia o resultado para o vídeo.
O computador consegue entender apenas um tipo de informação: números. Mesmo que sejam digitadas letras, que se utilize o microfone ou se inclua uma imagem que deve aparecer no monitor, o computador entenderá essas informações na forma de números. E, ainda assim, esses números estão limitados aos algarismos 0 e 1(emite ou não emite energia), ou seja, o sistema binário. Então, quando digitamos a letra "A", ele envia uma sequência de números "01000001", que passa pelo processador, e segue até o periférico de saída e aparece no monitor como a letra "A".
Cada sequência enviada é chamada de byte. O byte é composto por 8 bits e é necessário para representar qualquer caractere.
É evidente que, quando salvamosum arquivo em nosso computador, utilizamos espaço de armazenamento. E, assim como a água é medida em litros ou o arroz em quilogramas, os dados de um computador são medidos em bits, bytes, kilobytes, megabytes, gigabytes, terabytes.
Na tabela abaixo, você pode verificar as unidades de medida utilizadas no armazenamento de informações.


MOUSE
O mouse é um pequeno dispositivo usado paraapontar e selecionar itens na tela do computador. Embora existam várias formas, o modelo mais comum se assemelha a um rato (como diz o nome, em inglês).
Você deve ficar com o seu dedo indicador sobre o botão esquerdo do mouse, enquanto usa os outros dedos para a movimentação.
Existem três tipos de movimentos:
1) Um clique: para acionar o botão Iniciar.
2) Dois cliques (estes devem serrápidos e seguidos): para abrir um ícone ou Pasta.
3) Arrastar: colocando o cursor do mouse sobre um Ícone ou Pasta, pode-se movê-los para a posição desejada.
TECLADO
É utilizado para a entrada manual de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, de acordo com o modelo de teclado das antigas máquinas de escrever. Basicamente, os teclados sãoprojetados para a escrita de textos, função em que são utilizadas cerca de 50% de suas teclas, embora os teclados sirvam para o controle das funções de um computador e seu sistema operacional.

SOFTWARE
Software é um conjunto de procedimentos que envolvem o controle das atividades do computador, são os aplicativos ou programas que fazem o computador funcionar.
São inúmeras as tarefas que umcomputador pode efetuar, assim, existe um software apropriado para cada tipo de tarefa a ser executada. O Sistema Operacional é um software que coordena e supervisiona a ação do hardware e permite que todas as partes do microcomputador possam comunicar-se.
Abaixo estão alguns exemplos de software:


O SISTEMA OPERACIONAL
Para que um computador funcione, a primeira tarefa a ser executada écarregar o Sistema Operacional para a memória do computador. O Sistema Operacional fica gravado no disco rígido (HD) do computador e é automaticamente carregado para a memória no instante em que o computador é ligado.
Uma vez que o Sistema Operacional tenha sido carregado, o equipamento está pronto pra ser utilizado e o sistema permanecerá na memória até que o computador seja desligado.
Atualmente,esses sistemas trabalham com interface gráfica, de forma a facilitar sua utilização pelos usuários. Dentre eles, podemos destacar o Windows, Sistema Operacional desenvolvido pela Microsoft, o qual será objeto de nosso estudo.
Utilizaremos duas versões do Sistema Operacional Windows:

A diferença entre as versões XP e 7 é a interface, ou seja, a parte visual, e também alguns componentes que...
tracking img