Oe estoy aqui

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VOCAÇÃO POLÍTICA E ÉTICA DA RESPONSABILIDADE

Maria Francisca Pinheiro Coelho*

As biografias inserem-se em um gênero literário muito específico, no qual a arte de escrever e de atrair o leitor são essenciais. Não é de estranhar que escritores e jornalistas façam excelentes biografias. Em geral, a preocupação do acadêmico nesse campo extrapola o interesse pela história individual,visando focalizar a relação da singularidade de um indivíduo versus a sociedade. Nos atos individuais está presente a universalidade de uma estrutura social. É possível ler uma sociedade por meio de uma biografia; conhecer o social a partir da especificidade irredutível de uma vida individual.

A biografia quando inserida em um contexto histórico e compreendida a partir de certos referenciaisanalíticos, contribui para preservar a memória social e possui grande alcance explicativo nas Ciências Sociais. A história de alguém é sempre particular, única, pessoal e subjetiva, mas os homens constróem sua história no espaço das aparências, o que quer dizer, na sociedade, na interação com os outros. Agem em um mundo real e são condicionados por ele, em uma relação de co-determinação. Aoperceber as escolhas individuais, reações, singularidades, atribuição de sentido das ações, a abordagem biográfica enriquece a compreensão de um mundo social complexo. Somente a partir de muitos olhares, esse mundo pode ser percebido em sua diversidade, sem perder sua identidade, e a realidade manifestar-se de maneira real e fidedigna. A história de alguém é sempre particular, única, pessoal e subjetiva.A biografia é a história de alguém contada por ele mesmo ou por outra pessoa. Quando o sujeito é o próprio objeto da narrativa existe uma identidade entre vida e história. Mas apesar de o sujeito e o objeto de estudo serem os mesmos, a narrativa é em si um ato de criação. Em qualquer outra situação, quando alguém conta a história de outra pessoa, o processo de elaboração é mais livre edistanciado. Muitas figuras célebres resistiram ser biografadas. Não quiseram mostrar o lado privado na esfera pública ou, por outra razão, preferiram não incorrer na inevitável distância entre a vida real e a história escrita. Optaram por manter-se fiéis à vida e a memória oral, como se qualquer outro registro fosse inautêntico.

Escrever uma biografia é um processo de recriação do real.O biógrafo, como o pintor, ou o fotógrafo, precisa escolher o ângulo ou a identidade da realidade que quer transmitir. Ele busca a perspectiva que proporciona a melhor visão do objeto. Alguns personagens não se reconhecem em suas biografias. Há até o gênero da biografia não autorizada. Outros aprendem e se conhecer melhor a partir do olhar do outro. De todo modo, escrever biografias é contarhistórias para a posteridade. Os personagens são finitos, mas os seus feitos permanecem com o registro escrito. Por intermédio dele, o mundo em que viveram será conhecido dos outros.

José Genuíno Guimarães Neto, José Genoíno Neto, José Genoino - o nome político -, ou José Genoíno - com acento, como preferi escrever, para facilitar a pronúncia -, são variações do nome de Genoino, deputadofederal, pelo Partido dos Trabalhadores. O perfil é de um parlamentar ativo, com grande capital eleitoral, dedicado e amante confesso da vida pública e com um pensamento político crítico. Em um país onde a esquerda caracterizou-se por uma postura tradicional e autoritária, traço ainda hoje marcante em boa parte de seus grupos, as posições de Genoíno, um deputado de esquerda, inquietam.

Deacordo com a inspiração deste trabalho, que não é literária, mas política, o traço permanente na vida de Genoíno é sua paixão pela política, uma vocação cultivada desde muito cedo. “A política sempre me atraiu. Não a política entendida no sentido da busca do poder ou do prestígio, mas como espaço de debate e de construção de um projeto de sociedade”.[1] Nesse sentido, a política é visualizada em...
tracking img