Odontologia Na Hist Ria Antiga Amanda

470 palavras 2 páginas
A
N
I A GA
G TI
LO N
O A
T
N RI A
O Ó
D T
O IS
H

INTRODUÇÃO


Como em toda profissão, a Odontologia também possui um histórico tocante ao seu desenvolvimento, sendo de fundamental importância a aprendizagem desses pontos a fim de possibilitar a compreensão do atual posicionamento da profissão, bem como o entendimento e esclarecimento de seus problemas.

O GUSANO DENTÁRIO


A Odontologia, denominada em seus primórdios como Arte
Dentária, nasceu na Pré-História, porém seus registros mais antigos datam de 3500 a.C., na idade antiga , onde é possível observar, nas inscrições da época, uma menção do que seria o verme responsável pela destruição da estrutura dentária, o gusano dentário .



“Que me darás de comer, que me darás para destruir? Te darei figos maduros e a carne de figos grandes. Na verdade que são para mim estes figos grandes e maduros? Levanta-me e deixa-me residir entre os dentes e gengivas, de modo que eu possa sugar o sangue do dente e corroer a cartilagem das gengivas. Posto que tenha dito isto, gusano, que EA te golpeie com a força de seu punho. Este é o ritual mágico. Misture cerveja, azeite e planta de sa-kil-bir, coloque no dente e repita a invocação três vezes”.



No Egito Antigo, o trigo era processado em moedores de pedra, o que fazia com que pedaços de rocha se soltassem e se misturassem à matéria-prima com a qual o pão era feito. Como alimento abundante sempre foi privilégio dos mais ricos, os nobres tinham as bocas mais prejudicadas. “Quanto mais alta a posição social, pior eram os dentes”



Os trabalhadores usavam os dentes como ferramenta para segurar cordas, no caso dos pescadores, e para esticar couro, numa profissão que hoje seria equivalente à de um sapateiro. Pobres ou ricos, porém, dividiam a mesma carência de higiene bucal.



Sem apresentar aspecto de magia ou de religião. Utilizavam trépano
(instrumento cirúrgico usado para atravessar os ossos), cautério
(qualquer agente empregado para queimar tecidos, com

Relacionados

  • Dou diario da uniao
    477708 palavras | 1911 páginas